2ª Edição Especial - Cinema

					Visualizar 2ª Edição Especial - Cinema

O segundo número especial da Revista de Extensão reúne mais uma vez discussões sobre o audiovisual e suas conexões com outras linguagens artísticas. Os artigos e resumos foram produzidos por estudantes e professores de universidades brasileiras, e submetidos ao processo de seleção do IV Encontro de Cinema de Alagoas (2014). O Encontro é uma ação do IV Festival de Cinema Universitário de Alagoas, um projeto de Extensão, que envolve a Unidade de Ensino de Penedo e as Pró-reitorias de Extensão e Estudantil da Universidade Federal de Alagoas.

Um aspecto recorrente nos artigos é a análise de filmes brasileiros e nacionais. Atuando nessa linha, destacam-se: De Maria Flor etc. à Farpa: uma questão de adaptação, de Franciely Tiburtino Pereira e Rafaela Simias Aragão; A feiticeira da paixão: da tragédia euripidiana ao cinema de Pasolini, de Ana Flávia Ferraz e Otávio Cabral; Etnografia Fílmica: Lugares, corpos e subjetividades nas cenas de Amarelo Manga, Cícero Rogério do Nascimento; O cinema como simulacro: uma análise da violência cotidiana através do filme Laranja Mecânica, de Alisson Gutemberg da Silva Souza; O som do filme Magnólia (1999) de Paul Thomas Anderson, Caíque Pimentel Guimarães; A Estética da Indeterminação nos filmes Serras da Desordem e Filmefobia, de Wislan Esmeraldo de Oliveira; Da fragmentação da cidade de Maceió ao filme, de Thiago José da Silva Almeida; Novo Extremismo Francês e o Tempo por Subtração em Noé, de Lohayne Gomes de Lima; Adaptações de Medeia, de David Lopes da Silva.

Ressalta-se a preocupação de alguns articulistas com a relação do cinema e outros gêneros e linguagens, a presença de motivos recorrentes e a exploração de aspectos técnicos e simbólicos nos filmes. Seguem esse percurso investigativo os artigos: O cinema como instrumento de (des)construção ideológica, Cinema e persuasão, Bruna Marques da Silva; O Mercado do Folhetim: Entre o Jornal, o Cinema e a Televisão, Aguimario Pimentel Silva; O Roteiro de Cinema, Huldyana Lopes de Paiva e Bruno Sérgio Franklin de Farias Gomes; Algum Lugar entre o Céu e a Terra: o mar como utopia cinematográfica, de Renata França Bezerra de Macêdo; Apropriação de Recursos e Estratégias na Produção de Filme Animado, de Luhan Dias Souza; Arquitetura do cinema ficcional: O absurdo crível da ficção, de Alfredson Barbosa de Souza Teles; Como é bom produzir! Uma Experiência Audiovisual de Incentivo a Produção Textual em Sala de Aula, de Silvio Nunes da Silva Júnior. Dentro dessa perspectiva também se situam os resumos expandidos: A Literatura e o Cinema na Formação de Um Público Leitor, de Josiano Saulo Diniz e Diálogos entre Cinema e Teatro no Curta – Metragem Rua Dos Bobos, de Ohana Almeida de Sousa Assis.

Os trabalhos selecionados sinalizam o crescente interesse do meio acadêmico pelo cinema como objeto de pesquisa; e, sobretudo, confirmam a necessidade de aproximar cada vez mais essa área de conhecimento com o propósito da extensão universitária de agregar saberes interdisciplinares – educativo, cultural, científico e político – para a transformação sustentável da sociedade.

Uma boa leitura para todos!

Publicado: 11-05-2015

ARTIGOS

  • A Estética da Indeterminação nos filmes Serras da Desordem e Filmefobia

    DOI: https://doi.org/10.28998/1740%f%p
    Wislan Esmeraldo de Oliveira
  • A feiticeira da paixão: da tragédia euripidiana ao cinema de Pasolini

    DOI: https://doi.org/10.28998/1712%f%p
    Ana Flávia Ferraz, Otávio Cabral
  • Algum Lugar entre o Céu e a Terra: o mar como utopia cinematográfica

    DOI: https://doi.org/10.28998/1714%f%p
    Renata França Bezerra de Macêdo
  • Adaptações de Medeia

    DOI: https://doi.org/10.28998/1713%f%p
    David Lopes da Silva
  • Apropriação de Recursos e Estratégias na Produção de Filme Animado

    DOI: https://doi.org/10.28998/1715%f%p
    Luhan Dias Souza
  • Arquitetura do cinema ficcional O absurdo crível da ficção

    DOI: https://doi.org/10.28998/1716%f%p
    Alfredson Barbosa de Souza Teles
  • Como é bom produzir! Uma Experiência Audiovisual de Incentivo a Produção Textual em Sala de Aula

    DOI: https://doi.org/10.28998/1717%f%p
    Silvio Nunes da Silva Júnior
  • Da fragmentação da cidade de Maceió ao filme

    DOI: https://doi.org/10.28998/1718%f%p
    Thiago José da Silva Almeida
  • De Maria Flor etc. à Farpa: uma questão de adaptação

    DOI: https://doi.org/10.28998/1719%f%p
    Franciely Tiburtino Pereira, Rafaela Simias Aragão
  • Etnografia Fílmica: Lugares, corpos e subjetividades nas cenas de Amarelao Manga

    DOI: https://doi.org/10.28998/1732%f%p
    Cícero Rogério do Nascimento
  • Novo Extremismo Francês e o Tempo por Subtração em Noé

    DOI: https://doi.org/10.28998/1721%f%p
    Lohayne Gomes de Lima
  • O cinema como instrumento de (des)construção ideológica. Cinema e persuasão.

    DOI: https://doi.org/10.28998/1722%f%p
    Bruna Marques da Silva, Geicilayne Tavares Silva
  • O cinema como simulacro: uma análise da violência cotidiana através do filme Laranja Mecânica

    DOI: https://doi.org/10.28998/1723%f%p
    Alisson Gutemberg da Silva Souza
  • O Mercado do Folhetim: Entre o Jornal, o Cinema e a Televisão

    DOI: https://doi.org/10.28998/1733%f%p
    Aguimario Pimentel Silva
  • O Roteiro de Cinema

    DOI: https://doi.org/10.28998/1725%f%p
    Huldyana Lopes de Paiva, Bruno Sérgio Franklin de Farias Gomes
  • O som do filme Magnólia (1999) de Paul Thomas Anderson

    DOI: https://doi.org/10.28998/1734%f%p
    Caíque Pimentel Guimarães

Resumos

  • A Literatura e o Cinema na Formação de Um Público Leitor

    DOI: https://doi.org/10.28998/1708%f%p
    Josiano Saulo Diniz
  • Diálogos entre Cinema e Teatro no Curta – Metragem Rua Dos Bobos

    DOI: https://doi.org/10.28998/1709%f%p
    Ohana Almeida de Sousa Assis