INTERCULTURALIDADE COMO ESTRATÉGIA DA EDUCACÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO SERTÃO ALAGOANO

INTERCULTURALITY AS A STRATEGY FOR QUILOMBOLA SCHOOL EDUCATION IN THE ALAGOAS HINTERLAND

Autores

  • MANOEL VALQUER OLIVEIRA MELO Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • EVALDO MENDES DA SILVA
  • MARIA BETHANIA RODRIGUES DE SOUSA
  • BRUNO MATHEUS CAVALCANTE SANTOS Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • RAFAEL SILVA LIMA Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Colonialismo. Contracolonialismo. Interculturalidade. Letramento racial.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da discussão da interculturalidade como alternativa paradidática para fomentar uma Educação Escolar Quilombola no Semiárido de Alagoas.  O recorte deste estudo teve como base a vigência do projeto de extensão “Um estudo sobre a fronteira intercultural de remanescentes quilombolas em Santana do Ipanema - Alagoas”, projeto vinculado ao Programa de Formação em Ações de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (PROFAEX-UFAL). Dentre as atividades programadas, fez-se necessário um levantamento de fontes históricas e documentais que tratassem da presença da população negra no território do estudo. Destacamos a relevância de uma obra de dimensões modestas, porém substanciais, que versa sobre a presença afrodiaspórica no município de Santana do Ipanema. O referido livro de cunho paradidático, redigido por três autores nativos desse município em particular (Chagas, Fausto e Neto, 2012), propõe a hipótese de uma conexão entre a comunidade negra em Santana e os quilombolas originários da Serra da Barriga, fundamentando-se em um documento datado de 1771. Contudo, em uma análise crítica da obra, desprovida de intenções de preciosismo, observam-se episódios narrados em que os autores empregam, de forma equivocada, expressões com conotações raciais questionáveis, ao comentarem eventos e personalidades negras em Santana. Nossa crítica repousa na utilização inadvertida de caracterizações que poderiam ser interpretadas como um racismo velado, denotando a necessidade de romper com este saber colonialista a partir do letramento racial por parte dos leitores, autores e, por extensão, das comunidades em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, S. R. G. Prefácio Apresentando Spivak. In: SPIVAK, G. C. Pode o Subalterno Falar? Tradução de Sandra R. G. Almeida; Marcos P. Feitosa e André P. Feitosa. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

CHAGAS, C. B.; FAUSTO, M.; NETO, P. P. V. Negros em Santana. Santana do Ipanema: GRAFPEL, 2012.

GARCIA, P. B. Educação popular: algumas reflexões em torno da questão do saber. In: BEZERRA, A.; BRANDÃO, C. R. (Orgs.). A Questão Política da Educação Popular. São Paulo: brasiliense, 1987.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2022: Quilombolas. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

MOORE, C. Negro sou, Negro ficarei. In: CESAIRE, A. Discurso sobre a Negritude. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.

SANTOS, A. B. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

SANTOS, A. B. Colonização, Quilombos: modos e significações. Brasília: INCTI; UnB; INCT; CNPq; MCTI, 2015.

SANTOS, Boaventura de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de S. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. 2. ed., São Paulo: Cortez, 2014.

TOLEDO, V. M.; BARRERA-BASSOLS, N. A memória Biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. 1. ed., São Paulo: Expressão Popular, 2015.

WALSH, C. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial: apuestas (des)de el in-surgir, re-existir y re-vivir. In: Memórias del Seminário Internacional "Diversidad, Interculturalidad

y Construcción de Ciudad, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de 2007.

WALSH, C. Interculturalidade, Estado, sociedade: luchas (de) coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simon Bolivar; Abya Yala, 2009.

Publicado

07-08-2024

Como Citar

VALQUER OLIVEIRA MELO, M., MENDES DA SILVA, E. ., RODRIGUES DE SOUSA, M. B., CAVALCANTE SANTOS, B. M., & SILVA LIMA, R. (2024). INTERCULTURALIDADE COMO ESTRATÉGIA DA EDUCACÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO SERTÃO ALAGOANO: INTERCULTURALITY AS A STRATEGY FOR QUILOMBOLA SCHOOL EDUCATION IN THE ALAGOAS HINTERLAND. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(18). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/17103

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.