PROJETO EXPOITSAÚDE EM 2023: INTERLOCUÇÕES E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

EXPOITSAÚDE PROJECT IN 2023: INTERLOCUTIONS AND TRAINING EXPERIENCES

Autores

  • Joyce Ellen Apolinário Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ivo Caetano da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Marina Marta dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Maria Betania Monteiro de Farias Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Maria Lusia de Morais Belo Bezerra Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Educação em saúde. Extensão Universitária. Exposição Itinerante.

Resumo

O presente artigo objetiva descrever resultados de duas ações do projeto ExpoITSaúde, contemplando interlocuções com a comunidade sobre doenças e infecções transmissíveis, como também as experiências formativas adquiridas. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação vinculada ao Programa de Fomento a Atividades Extensionistas/PROFAEX-UFAL. A proposta de extensão envolveu uma equipe composta por 55 estudantes de Ciências Biológicas e outros colaboradores. A etapa inicial compreendeu a estruturação dos grupos de trabalho, incluindo distribuição de temas e diagnóstico. No segundo momento, as equipes organizaram e/ou elaboraram materiais didáticos para as exposições temáticas. Em seguida, promoveram-se exposições itinerantes abordando doenças imunopreveníveis e infecções sexualmente transmissíveis, em duas localidades atingindo a comunidade externa. Após as ações foram solicitados relatórios individuais aos extensionistas, contemplando diversas perspectivas. Foram apresentados doze temas sobre educação em saúde nas duas ações. O público alcançado foi de 401 visitantes, sendo 140 na Ação I e 261 na Ação II. Além disso, a maioria dos graduandos que estabeleceram diálogo direto com a comunidade se mostrou muito satisfeita 58,1% (Ação I) e 56,8% (Ação II) nos momentos de exposição e interação com a comunidade. Ao compartilhar informações sobre sexualidade e relevância da imunização, tem-se o surgimento de possibilidades para estimular os cuidados com o corpo. Conclui-se que o projeto ExpoITSaúde conseguiu, de maneira relevante, cumprir seu objetivo de promover o diálogo entre graduandos e comunidade acerca da temática, promovendo a troca de saberes e fortalecendo a formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Ellen Apolinário, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Bolsista PROFAEX e graduanda de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Ivo Caetano da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Marina Marta dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Maria Betania Monteiro de Farias, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Docente dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Orientadora e docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

AZEVEDO, Lidiane Cristina Montanholi de Mendonça; COSTA, Marli de Oliveira. A importância da conscientização da IST na adolescência e como a enfermagem pode contribuir para a diminuição destas infecções. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 13, p. 1-12, 2021.

CAMARGO, Clarice Carolina Ortiz de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; BATISTA, Heloisa Fernanda Francisco. Breves considerações teóricas sobre a pesquisa-ação. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 140-153, 25 dez. 2021

CASEMIRO, Juliana Pereira; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da; SECCO, Fábio Vellozo Martins. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 19, n. 03, pp. 829-840. Disponível: https://www.scielo.br/j/csc/a/HKhpbcMjGmyjkhsKgwcx83F/#ModalArticles. Acesso em: 10 dez. 2023.

CIRIACO, Natália Lopes Chaves et al. A importância do conhecimento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) pelos adolescentes e a necessidade de uma abordagem que vá além das concepções biológicas. Revista Em Extensão, v. 18, n. 1, p.63-80, 2019.

GIL, Antonio Carlos Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas. São Paulo. 2002

GOMES, Ana Luísa Borges; KARAM, Bruna de Faria Dutra Andrade. Estratégias de promoção da saúde sexual na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis através do sexo oral desprotegido. Revista Científica Unilago, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social : teoria, método e criatividade. 26. ed. — Petrópolis, RJ : Vozes, 2007.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio

Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 10 de dez. de 2023.

OLIVEIRA, Patrícia Mouta Nunes de et al. O panorama da vigilância de eventos adversos pós-vacinação ao fim da década de 2010: importância, ferramentas e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 14, p. 1-21, 2020.

RAMOS; Lázaro Saluci; SOARES, Irinéia; CHRISTÓFORI, Ana Luiza de Souza; MINGUTA, Aleksander de Souza; MENDONÇA, Giovani Correia; COSTA, Livia França; REIS, Gessy Moreira; JORDÃO, Eduarda de Aguiar Nunes; RODRIGUES, Luana dos Santos; BENEVIDES, Genivaldo dos Santos. A importância da formação de professores com noções básicas de saúde: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 10, p. 1-7, 10 out. 2020. Disponível: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/4824/2657. Acesso em: 28 dez. 2023.

RODRIGUES, Valéria de Oliveira; SILVA, Bruna Christi Alves da; JESUS, Alcione da Camara de; CRUZ, Adison Santana; LIMA, Sáskya Phlísia Pereira; GOMES, Daiene Rosa; MATTOS, Mussio Pirajá;. O fazer profissional no cotidiano: vivências de práticas educativas na prevenção de intercorrências mamárias que incentivam a promoção do aleitamento materno. Saúde em Redes. v. 4, n.4, p.147-157, 2018. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/1693. Acesso em: 28 dez. 2023.

SÁ, Glória Regina da Silva e; FLAUZINO, Regina Fernandes. Vigilância das doenças imunopreveníveis. In: SILVA, Marileide do Nascimento; FLAUZINO, Regina Fernandes; GONDIM, Grácia Maria de Miranda. Rede de frio: fundamentos para a compreensão do trabalho. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017. cap 7, p. 179-214.

SCHWINGEL, Tatiane Cristina Possel Greter; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 2, p. 368-385, 25 ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514. Acesso em: 28 dez. 2023.

SILVA, Wagner Pires da. Extensão Universitária: Um conceito em Construção. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 21-32, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 20 nov. 2023.

SIQUEIRA, Marcos Bohrer Monteiro; SANTOS, Geisiane Rodrigues dos; ALCANTARA , Giovanni Uema; NASCIMENTO, Wellington Ferreira do. Oficinas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Caminho Aberto. Revista de extensão do IFSC, [S. l.], v. 17, p. 1–13, 2023. DOI: 10.35700/2359-0599.2023.17.3412. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3412. Acesso em: 20 nov. 2023.

TEIXEIRA, Taynara Vieira; GOMES, Shayane Martins Rodrigues; LIMA, Ludmila Rocha; MELO, Thainá de; LEITE, Karine Gomes; FILOMENO, Carlos Eduardo da Silva Andréia; SOUZA, Carolinne de; SILVA, Bruno Moraes da; ROSA, Aline Aparecida da. Estratégias metodológicas de educação em saúde na área de parasitologia para aplicação em atividades em ambientes não formais de ensino com crianças, jovens e adultos. In: SILVA, Edson da. Ciências Biológicas: considerações e novos segmentos 2 [recurso eletrônico]. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020, v. 2, p 87-97. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/. Acesso em: 28 dez. 2023.

Publicado

07-08-2024

Como Citar

Apolinário, J. E., da Silva, I. C., dos Santos, M. M., Monteiro de Farias, M. B., & de Morais Belo Bezerra, M. L. (2024). PROJETO EXPOITSAÚDE EM 2023: INTERLOCUÇÕES E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS: EXPOITSAÚDE PROJECT IN 2023: INTERLOCUTIONS AND TRAINING EXPERIENCES. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(18). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/17115

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.