O MEMORIAL DE FORMAÇÃO: AS PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

TRAINING MEMORIAL: THE PERSPECTIVES OF TEACHING IN TECHNOLOGICAL EDUCATION

Autores

  • Roberio Peres UFF/UFPEL

Resumo

O presente memorial[1] tem o objetivo de relatar experiências marcantes ocorridos na vida estudantil do autor, partindo da educação básica para adentrar em sua trajetória formativa, profissional, acadêmica e pessoal, perpassando desde as memórias da sua vida de infância até a experiências profissionais vivenciadas ao longo da sua vida, bem como aquelas obtidas através dos processos formativos, tanto na educação regular de ensino, na graduação e no curso de especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

 

[1] Memorial de Formação exigido como requisito para obtenção de título de Especialista pelo IFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFEPel, Pelotas, v. 7, n. 14, p. 75- 95, jul./dez. 2003.

BARATO, Jarbas Novelino. Valores em Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: UNESCO, p. 192, 2015.

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães De. Metodologias Ativas da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.

CHAVES, Irailde Borges; PAIVA, Luciene Messias Ferreira De. A Importância da Formação e Profissionalização Docente para o Ensino de Qualidade. III CONEDU, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um encontro com a Pedagogia do Oprimido. 3. Ed. São Paulo, Paz e Terra, 1994.

JESUS, Rudvan Cicotti Alves De et al. DENTIDADE DOCENTE: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO REQUISITO IMPRESCINDÍVEL PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

PEREIRA, Débora Silva de Castro. O ato de aprender e o sujeito que aprende. Construção Psicopedagógica, São Paulo-SP, 2010, vol. 18, n.16, p. 112-128.

SOUSA, Laura Maria Andrade De; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A Especificidade da Docência na Educação Profissional e Tecnológica: Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 16, 2019.

Publicado

18-10-2024

Como Citar

Peres, R. (2024). O MEMORIAL DE FORMAÇÃO: AS PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: TRAINING MEMORIAL: THE PERSPECTIVES OF TEACHING IN TECHNOLOGICAL EDUCATION. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(20). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/17366