PROCESSOS DE PRODUÇÃO EDUCOMUNICATIVA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIR ARTE E CULTURA EM RONDÔNIA
EDUCOMMUNICATION PRODUCTION PROCESSES OF THE UNIR ART AND CULTURE EXTENSION PROGRAM IN RONDÔNIA
Resumo
O objetivo geral deste artigo foi descrever o processo de divulgação dos projetos do Programa de Extensão Unir Arte e Cultura, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Universidade Federal de Rondônia. Abrange a elaboração da identidade visual e publicação de postagens referentes à primeira temporada da ação extensionista, materializada de forma coletiva e com abordagem educomunicativa, com produção de design gráfico personalizado dos programas audiovisuais, resultantes dos Projetos de Extensão Depois do Palco, Matinês, Práticas e Todos os Saberes, Farinhada Literária, Afluências, Seção Musical e Manifeste-se, veiculados no Canal Cultura Unir no Youtube e na rede social Instagram @programaunirarteecultura. O resultado deste processo demonstra a relevância do trabalho de co-participação mútua e diálogo-comunicativo entre os participantes dos projetos, além da exposição de mais de 115 peças de divulgação, elaboradas no primeiro semestre de 2022, entre cards, chamadas, stories e banners; e mais de 3.000 visualizações no Canal Cultura Unir.
Downloads
Referências
ABPEDUCOM. Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Disponívelem:https://abpeducom.org.br/educom/conceito/. Acesso em 23 mar. 2024.
CULTURA UNIR. Canal audiovisual da Coordenação de Cultura da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia. Programa Unir Arte e Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCr83J8XTCKs5iMOrHcoJdow. Acesso em: 23 mar. 2024.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
VILLAS-BOAS, A. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
SILVA, S. F.; BARROS. L. Marketing digital: o uso do Instagram na divulgação do evento O Maior São João do Mundo em Campina Grande – PB. Revista Temática. Ano XI, n. 11. Nov. 2015.
SOARES, I. O. Educomunicação e cidadania: a construção de um campo a partir da prática social. In: PERUZZO, C. M. K.; ALMEIDA, F. F. (org.). Comunicação para a cidadania. Salvador: Intercom: UINEB, 2003.
SOARES, I. O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. (Coleção Educomunicação)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.