PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM CRIANÇAS DA COLÔNIA DE FÉRIAS DO CORPO DE BOMBEIROS DE ALAGOAS (PROJETO GOLFINHO)

Autores

  • Haroldo da Silva Ferreira UFAL- UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.
  • Mariana Lopes Freira UFAL- UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Everly Karoline de Farias Lima UFAL- UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Monica Lopes de Assunção Ferreira UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Palavras-chave:

Extensão;Saúde; Antropometria; Sobrepeso;Transição Nutricional.

Resumo

Nos últimos anos o mundo tem experimentado uma epidemia de obesidade, fato observado também no Brasil e no Estado de  Alagoas. A principal estratégia recomendada para prevenção a esse problema tem por base a adoção de uma alimentação saudável associada a um padrão de vida não sedentário. Uma iniciativa nessa direção é o Projeto Golfinho, uma colônia de férias onde, por uma semana, crianças recebem noções de cidadania e praticam atividades físicas. O objetivo deste texto é divulgar a prevalência de obesidade nas crianças participantes desse Projeto. Utilizou-se um banco de dados no qual continha as variáveis sexo, idade, peso e altura, as quais foram processadas no software Anthroplus, obtendo-se a distribuição de escores z do Índice de Massa Corporal-para-Idade (IMCi). Foram avaliadas 479 crianças (7 a 14 anos). Destas, 114 (23,8%) tinham sobrepeso (IMCi >1 e ≤2 z) e 95 (19,8%) obesidade (IMCi >2 z). Assim, 209 (43,6%) indivíduos apresentaram excesso de peso. Todos os pais foram informados sobre os resultados obtidos. A obesidade representa um grave problema entre as crianças analisadas. Recomenda-se atenção especial visando promover hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividades físicas, haja vista a necessidade dessas crianças em atingir um peso corporal mais adequado a uma vida saudável.

Palavras-chave: Extensão;Saúde; Antropometria; Sobrepeso;Transição Nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haroldo da Silva Ferreira, UFAL- UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.

Professor Associado IV da Universidade Federal de Alagoas;  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Aluno do pós-doutorado em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas.  Presidente da Associação Alagoana de Nutrição.

Mariana Lopes Freira, UFAL- UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

 

Aluna do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Alagoas. Bolsista da Pró-Reitoria de Extensão.

 

Everly Karoline de Farias Lima, UFAL- UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Aluna do curso de graduação em Nutrição da UFAL. Bolsista do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Monica Lopes de Assunção Ferreira, UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Professora Assistente II da Faculdade de Nutrição da UFAL. Mestre em Nutrição. Aluna do Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ABRANTES, M. M.; LAMOUNIER, J. A.; COLOSIMO, E. A. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes das regiões Sudeste e Nordeste. J. Pediatr. v.78, n.4, p. 335-340, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN: orientações básicas para a coleta, processamento, análise de dados e a informação em serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 122p, 2004.

COUTINHO, J. G.; GENTIL, P. C.; TORAL, N. A desnutrição e obesidade no Brasil: o enfrentamento com base na agenda única da nutrição. Cad. Saúde Pública. v.24, n.2, p.332-340, 2008.

FERREIRA, H. S.; LUCIANO, S. C. M. Prevalência de extremos antropométricos em crianças do estado de Alagoas. Rev. Saúde Pública. v.44, n.2, p.377-380, 2010.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009: Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Rio de Janeiro, 2010.

MENDONCA, M. R. T. et al. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes da cidade de Maceió. Rev. Assoc. Med. Bras. v.56, n.2, p.192-196, 2010.

MONTEIRO, C. A. A dimensão da pobreza, da fome e da desnutrição no Brasil. Estud. Av. v.9, n.24, p.195-207, 1995.

PINHEIRO, A. R. O.; FREITAS, S. F. T.; CORSO, A. C. T. Uma Abordagem epidemiológica da obesidade. Rev. Nutr. v. 17, n. 4, p. 523-533, 2004.

SILVA, G. A. P.; BALABAN, G.; MOTTA, M. E. F. A. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes de diferentes condições socioeconômicas. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant. v.5, n.1, p.53-59, 2005.

VASCONCELOS, A. M. A.; FERREIRA, H. S. Prevalência de hipovitaminose: A em crianças da região semi-árida de Alagoas (Brasil), 2007. Arc. Latinoam. Nutr. v.59, p.152-158, 2009.

VIEIRA, R. C. S.; FERREIRA, H. S.; COSTA, A. C. S. et al. Prevalência e fatores de risco para anemia em crianças pré-escolares do estado de Alagoas, Brasil. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant. v.10, p.107-116, 2010.

(WHO) WORLD HEALTH ORGANIZATION. Growth WHO Reference 2007: growth reference data for 5 – 19 years. 2007. Disponível em: http://www.who.int/growthref/en/.

Publicado

08-03-2023

Como Citar

Ferreira, H. da S., Freira, M. L., Lima, E. K. de F., & Ferreira, M. L. de A. (2023). PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM CRIANÇAS DA COLÔNIA DE FÉRIAS DO CORPO DE BOMBEIROS DE ALAGOAS (PROJETO GOLFINHO). REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/416