AÇÃO DE EXTENSÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA: ENSINANDO PRIMEIROS SOCORROS.
Palavras-chave:
Relações Comunidade-Instituição. Primeiros socorros. Ensino. Aprendizagem.Resumo
As Ligas Acadêmicas são organizações estudantis sem fins lucrativos que funcionam a partir do tripé pesquisa, ensino e extensão. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências extensionistas de práticas educativas em primeiros socorros, realizadas pelos estudantes em creches e brinquedotecas com pais, professores e outros funcionários. Os treinamentos aconteceram a partir de metodologia teórico-prática. Os temas abordados foram: obstrução de vias aéreas por corpo estranho; parada cardiorrespiratória; afogamento; crise convulsiva; febre; queimaduras; intoxicações e traumatismos/hemorragias. Durante os momentos práticos, os estudantes trouxeram exemplos reais de acidentes e agravos do cotidiano, o que fomentou a participação do grupo e, a partir disso, muitos pais e professores compartilharam suas vivências e problemas reais, permitindo identificar e trabalhar os conhecimentos equivocados e valorizar os corretos. Concluímos que as ações realizadas nas creches e brinquedoteca proporcionaram troca mútua de conhecimentos e aprendizado, não só para os pais e professores, mas também para os estudantes, estimulando a criatividade no ensinar-aprender primeiros socorros, além de contribuir para uma ação mais segura e efetiva diante das situações de emergência com crianças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-01-2019
Como Citar
Mercês, M. O., C. J. Almeida, R. de, Cerqueira, A. C. S., Silva, A. S. R., Cordeiro, M. J. S., Santos, R. R., … Ferreira., S. C. (2019). AÇÃO DE EXTENSÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA: ENSINANDO PRIMEIROS SOCORROS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 2(1), 142–156. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/6999
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS