PROJETO MULUNGÚ: FOMENTO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BAIRRO DO JACINTINHO.

Autores

  • Natallya de Almeida Levino UFAL
  • Gabriel Mendes Dantas Universidade Federal de Alagoas
  • Marcelo Santos Lins Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação Financeira. Finanças Pessoais. Endividamento.

Resumo

O cenário recente de instabilidade presente na economia brasileira, fez com o planejamento financeiro torna-se elemento crucial para as famílias. O Projeto de Extensão Mulungú de fomento a economia doméstica em uma comunidade do bairro do Jacintinho, foi submetido ao edital de extensão do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCaext) da Universidade Federal de Alagoas. Teve como prerrogativa a compreensão da importância do planejamento financeiro para os participantes atendidos, auxiliando em uma melhor gestão de seus recursos e administração de eventualidades, principalmente em momentos de crise. O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada ao longo do projeto, suas dificuldades e acertos. A execução do projeto foi realizada em dois momentos, centro comunitário e na escola estadual. No centro comunitário não foi definido roteiro específico e nem aplicado nenhuma métrica de avaliação, sendo realizados três encontros. Na Escola Estadual Professor Theonilo Gama foram realizadas quatro oficinas com as turmas do 4º ano da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aplicado um questionário com 41 alunos em setembro de 2019. Verificou-se que apesar dos entraves encontrados principalmente no centro comunitário, como: baixa participação, ausência de roteiro e espaço físico estruturado, estes foram corrigidos quando o projeto foi executado na escola. Os participantes do EJA conseguiram compreender os conceitos propostos no projeto e poderão adotar essas medidas em seu cotidiano. Outras medidas que visem o mesmo objetivo e público devem ser incentivadas, como forma de reduzir a inadimplência presente no estado e contribuir para redução das desigualdades sociais.

Referências

ANNUNCIATO, P. BNCC inclui Educação financeira em Matemática. [S. l.], 7 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9798/bncc-inclui-educacao-financeira-em-matematica. Acesso em: 10 jul. 2019.

AUGUSTINIS, V. F.; COSTA. A. de S. M. da; BARROS. D. F. Uma análise crítica do discurso de Educação Financeira: por uma educação para além do capital. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, ano 12, v.16, n.3, p.79-102.

BRASIL, 2010. Educação Financeira e Previdenciária. Disponível em:<http://www.previc.gov.br/regulacao/educacao-previdenciaria/educacao-financeira-e-previdenciaria>. Acesso em: 10 jul. 2019.

BRASIL, 2018. Base Nacional Comum. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso: 10 jul. 2019..

LUCCI, C.R. et al. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. Disponível em: < http://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_seMead/trabAlhosPDF/266.pdf>. Acesso em: 22 de nov. de 2018.

MACÊDO, S. M. DE. A Importância Da Educação Financeira Nas Escolas Na Perspectiva Do Consumo Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia.) - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, Recife, 2016. Disponível em: <http://www.educacaofinanceira.com.br/tcc/sarahmacedo.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2019.

OECD/INFE (2012), High-level Principles for the Evaluation of Financial Education Programmes. Disponível em: <https://bit.ly/2LR9GOs >. Acesso em 05 de fev de 2018.

OLIVEIRA A. E. de; MACHADO F. F. da S.; MARTINS J. C; SPOSITO. R. R. A importância da educação financeira no contexto escolar e familiar: uma amostra do projeto implantado na UNESPAR. 2014. Disponível em: <https://bit.ly/2QBomCD >. Acesso em 20 de mar de 2018.

PETER, L. D.; PALMEIRA, E.M. Estudo sobre a inclusão da educação financeira como disciplina escolar a partir das séries iniciais. 2013. Disponível em <https://ideas.repec.org/a/erv/cedced/y2013i3310.html > Acesso em 10 de fev. de 2019.

SAVOIA, J. R. F; SAITO A.T.; SANTANA F. de A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em < https://bit.ly/2KDOCcf>. Acesso em 05 de fev de 2018.

SILVA, G. O; SILVA, A. C. M.; VIERA, P. R. C.; NEVES, M. B. E.; DESIDERATI, , M. C. . Alfabetização Financeira Versus Educação Financeira: Um Estudo Do Comportamento De Variáveis Socioeconômicas E Demográficas. Revista Gestão, Finanças e Contabilidade. Rio de Janeiro, 18 ago. 2017.

SOUZA, D. P. De. A importância da educação financeira infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: < https://bit.ly/2eOiS0O>. Acesso em: 12 ago. 2018.

VIEIRA, S. F. A.; BATAGLIA, R. T. M.; SEREIA, V. J.. Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do norte do paraná, [S. l.], 4 jul. 2011. Disponível em: <http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/345>. Acesso em: 12 maio 2018.

Downloads

Publicado

23/12/2021

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS