PROINART 2016 ENQUANTO PROJETO DE EXTENSÃO E PESQUISA: DESAFIOS À LUZ DO PROJETO CIDADE E SIGNOS

Authors

  • Anna Vieira Vieira Soares filha

Abstract


Diferente de suas versões anteriores, o Programa de Iniciação Artística - Proinart 2016 da Universidade Federal de Alagoas trouxe algumas inovações e com elas novos desafios à Extensão. As maiores dessas inovações consistem na obrigatoriedade dos projetos contemplados desenvolverem pesquisa concomitante às ações da extensão e o alongamento do período de duração dos projetos que de semestral passou a ser anual, sendo previsto seis meses destinados ao seu desenvolvimento e seis meses a sua divulgação. Considerando que as ações e a formação artística foram as principais características do Programa Proinart 2015, no qual o projeto “Cidade e Signos” foi formatado e desenvolvido, passamos a nos questionar de que modo os alunos envolvidos no projeto, desejosos e incentivados a serem interventores artísticos, poderiam absorver a formação de iniciação científica sem que a mesma pudesse frustrar suas expectativas ou comprometer o ativismo que lhes é inerente, próprio dos alunos de extensão. Como encorajar jovens artistas a empreenderem pesquisa e como essa última pode se reverter em estímulo as suas intervenções artísticas? – Esta veio a ser a principal questão que tanto nos induzia a rever os pressupostos teóricos do projeto quanto nos conduzia à adoção de métodos experimentais de trabalho no intuito de superar os desafios. Reconhecendo a experiência como fonte de conhecimento e os talentos individuais como vetores exponenciais das ações sociais, o projeto “Cidade e Signos” em sua versão atual, assim como na versão anterior, passou a buscar no perfil de cada bolsista inspiração e referências, procurando ajustar-se às novas exigências.

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Published

2019-01-25

How to Cite

Vieira Vieira Soares filha, A. (2019). PROINART 2016 ENQUANTO PROJETO DE EXTENSÃO E PESQUISA: DESAFIOS À LUZ DO PROJETO CIDADE E SIGNOS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 2(1), 7–21. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/6986