APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO.

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Resumen

Em fevereiro de 2022, a Ufal completou 04 anos de publicação da resolução nº04/2018/CONSUNI/UFAL. Por esta normativa, a Universidade normatizava meios didáticos e pedagógicos norteadores para o processo de inserção das A.C.Es – atividades curriculares de extensão. Conforme a referida resolução, são consideradas atividades extensionistas a serem ofertadas na forma de A.C.E projetos, cursos, eventos e produtos vinculados a, pelos menos, um programa de extensão, de acordo com o desenho didático pedagógico definido em cada PPC (projeto pedagógico de curso das graduações ofertadas pela Universidade.

 

Neste ano, a UFAL contabiliza 78 graduações que dispõem em seus Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) ações extensionistas que devem ser ofertadas na forma de componente curricular obrigatório, as denominadas A.C.Es.

 

A partir desta edição especial, intitulada “Atividades Curriculares de Extensão (ACEs): Ofertas e Vivências na UFAL”, a revista Extensão em Debate, um dos periódicos eletrônicos da Universidade, busca reservar um espaço especial para dar lugar e voz às pessoas da Academia que, de alguma forma, vivenciaram momentos de contatos com as diversas atividades de extensão, mediante a oferta das ACEs, executadas pela Universidade Federal de Alagoas.

 

Portanto, a edição especial nº10, vol. 11, ano 2022, ora apresentada, deve ser vista como a porta e, apenas, a primeira, dentre as varias edições que ainda virão.

 

Trazemos para todas as pessoas interessadas na temática, num leque diverso e das mais variadas formas textuais (cartas pedagógicas, crônicas dissertativas, artigos, relatos de experiências, resumos expandidos e produtos de extensão), uma sequência maravilhosa contendo 27 produções em que, ao requinte linguístico textual de cada autor/a, é apresentada uma diversidade de experiências daquelas pessoas que dedicaram um tempinho para descrever suas ricas vivências em atividades curriculares de extensão!

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Biografía del autor/a

Alex Sousa de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL.

Graduação em Letras - UEMA - MA - BR

Graduado em Pedagogia - UNINTER - PR

Bacharel em Direito - ESTÁCIO DE SÁ - AL.

Mestrado em Educação - UCDB - MS - BR

Mestrando em Sociologia Juridica - UNLP - ARG. 

Doutorado em Ciências da Educação - UTIC - ASU - PY

Técnico em Assuntos Educacionais - TAE.

Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Citas

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projetos Pedagógicos. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicosAcesso em: Novembro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Dispõe sobre os procedimentos para implantação da extensãocomo componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Ufal. INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEXN° 01/2021 DE 09 DE ABRIL DE 2021. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/coordenacoes/instrucoes-normativas/proex-01-2021.pdf/view

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores - SECS/UFAL. Regulamenta as ações de extensãocomo componente curricular obrigatório nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação da UFAL. RESOLUÇÃO N° 04/2018CONSUNI/UFAL, 19 de fevereiro de 2018. Disponível em: https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/rco-n-04-de-19-02-2018.pdf/view95

Publicado

2022-12-29

Cómo citar

de Oliveira, A. S. (2022). APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14808

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