CINEMA E EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003.

Autores

  • Luciana Dias Andrade UFS -Universidade Federal de Sergipe.

Palavras-chave:

Cinema Negro. África. Estado. Audiovisual.

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre o cinema como ferramenta pedagógica em sala de aula, com a análise de dois filmes de temática africana: Hotel Ruanda (2004), de Terry George, e Diamantes de Sangue (2007) de Edward Zwick. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de história reforça um caminho para a implementação da Lei Nº 10.639/2003 sancionada pelo Governo Federal do Brasil que determina a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino e a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Dias Andrade, UFS -Universidade Federal de Sergipe.

Professora Universitária, pedagoga, historiadora, bacharela em Comunicação Social  com Habilitação em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Ensino para Igualdade nas Relações Étnico-Raciais em sala de aula na Educação Básica. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de La Empresa – Montevideu- UY. Pesquisadora em Cinema Africano e Cinema Brasileiro e a inserção do negro em políticas públicas. 

Referências

ARAÚJO, Roberto Assumpção. O Cinema sonoro e a educação. Tese, 1939. Pág. 87.

BRASIL. LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm Acesso em 22 de junho de 2019.

BERGALA, A. Abbas Kiarostami. Paris. Cahiers du Cinéma, 2004.

DIAMANTE de Sangue. Coprodução de Edward Zwick. Estados Unidos. Warnerbros, 2006. DVD (143 min.), Windscreen, color.

FERRO, MARC. “O filme: uma contra-análise da sociedade?”. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Trad. Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

HOTEL Ruanda. Direção de Terry George. Reino Unido/Itália/África do Sul/Estados Unidos, 2004. 121 minutos. Color. Son.

MORAES, Amaury C. “A Escola vista pelo Cinema”, Atas do II Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Vol.1, São Paulo: Faculdade de Educação USP, PP.35-40, 1998.

MOSCARIELLO, A. Como ver um filme. Lisboa: Editora Presença, 1995.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. (Org.) A Cultura da Mídia na Escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004.

SILVA, Alexandre s. A intervenção humanitária em três quase-Estados africanos: Somália, Ruanda e Libéria. Dissertação (mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais, 2003.

Publicado

30-11-2022

Como Citar

Dias Andrade, L. . (2022). CINEMA E EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14652

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.