PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND ITS IMPLICATIONS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROCESSES

Autores

  • Tyson Silva UPE - Universidade de Pernambuco
  • Thayza Alves UPE - Universidade de Pernambuco
  • Thais dos Anjos UPE - Universidade de Pernambuco
  • Edivaldo Neto UPE - Universidade de Pernambuco
  • Fatima Silva UPE - Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento, Meio Ambiente

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção das pessoas acerca da Educação Ambiental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa mista tanto qualitativa como quantitativa e utilizando a estatística descritiva para a análise do questionário aplicado. O survey foi elaborado a partir de estudos anteriores e foi composto por dois blocos, sendo o primeiro o perfil dos respondentes e o segundo pelos questionamentos sobre Educação Ambiental. Foi possível observar que a implantação dessa cultura e valores transmitindo o quanto a educação faz parte da essência de uma construção social, capaz de criar uma percepção de ação e cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCHI, R. Comum da educação ambiental à educação ambiental do comum. Educação em Revista, 2020 [online].

BOLSON, C.; et.al. Política pública e educação ambiental: um estudo comparativo entre os marcos regulatórios da educação ambiental no Brasil e em Cuba. R. Tecnol. Soc., Curitiba, 2020. 16(41), 80-98, Ed. Especial.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha, 2007. 2.ed. Porto Alegre: Artmed.

COSTA, S. C., MOURA, D. da S., GILA, R. L. A., & SANTOS, M. H. L. C. A Importância da Educação Ambiental desde a infância: Revisão Bibliográfica. Revista Ouricuri, 2021, 11(1), 001-016.

DIAS, G. F. Educação ambiental, princípios e práticas. 2003 8.ed. Gaia.

HENNING, P. C.; & FERRARO, J. L. S. As lutas políticas da Educação Ambiental nas universidades brasileiras: provocações à governamentalidade neoliberal no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Ciência & Educação, 2022, 28.

IARED, V. G.; HOFSTATTER, L. J. V.; DI TULLIO, A.; & OLIVEIRA, H. T. de. Educação Ambiental Pós-Crítica como Possibilidade para Práticas Educativas Mais Sensíveis. Educação & Realidade, 2021, 46(3).

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, 2003, 189-206.

KRAEMER, M. E. Gestão ambiental: Um enfoque no desenvolvimento sustentável. 2012.

LIMA, G. F. da C.; & TORRES, M. B. R. Uma educação para o fim do mundo? Os desafios socioambientais contemporâneos e o papel da educação ambiental em contextos escolarizados. Educar em Revista, 2021, 37.

LEFF, E. Epistemologia ambiental, 2001 São Paulo: Cortez.

PAIXÃO, J. A. Educação ambiental na educação básica: elementos para se pensar o trato da dimensão ambiental nas aulas de educação física. Horizontes, 2018. 36(1), 197–208.

PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental, Qualidade de Vida e Sustentabilidade. Saúde e Sociedade, 1998, 7(2), 19-31.

PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Um pouco da História da Educação Ambiental, 2016.

RUSCHEINSKY, A. Educação ambiental. Penso Editora. 2009

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. Brasiliense. 2017

SANTANA, A. P.; BEZERRA, K. R. P.; MELO, A. DA F.; & MÜLLER, L. C. P. Interface da educação ambiental com o currículo da educação básica nas temáticas apresentadas no VI Encontro Pesquisa de Educação Ambiental. Horizontes - Revista de Educação, 2018, 6(12).

SANTOS-JUNIOR, R. J.; & FISCHER, M. L. A Vulnerabilidade Do Professor Diante Dos Desafios Da Educação Ambiental. Cad. Pesquisa, São Paulo, 2020, 50(178), 1022-1040.

TAGLIEBER, J. E. A Pesquisa em Educação Ambiental: dossiê de Implantação do GE EA 22 da ANPED. Contrapontos, v. 3, n.1, jan./abr. Itajaí, 2003. p.107-118.

Publicado

07-08-2024

Como Citar

Silva, T., Alves, T., dos Anjos, T., Neto, E., & Silva, F. (2024). PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND ITS IMPLICATIONS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROCESSES. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(18). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15279

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.