Qual revolução para as mulheres tunisianas: primavera feminista ou governo islamista?
Abstract
A importante implicação das mulheres na revolução tunisiana e suas reivindicações vanguardistas, o desejo de libertação que elas despertaram nas mulheres árabes, fizeram pensar e dizer que as revoluções árabes seriamuma primavera modernista e feminista. No entanto, o crescimento do islamismo na maior parte dos países da primavera árabe colocou em questão esta orientação feminista e faz pesar uma ameaça sobre as mulheres e suas conquistas. Longe de cederem aos islamistas, as mulheres tunisianas se
mobilizaram e se levantaram contra as tentativas de islamização de seus países. Com a participação de partidos democráticos e da sociedade civil, elas acabaram por obrigar o partido islamista Ennahdha, que ganhou as eleições, a deixar o poder, e fizeram com que seus deputados na Assembleia Constituinte participassem da elaboração de uma nova constituição respeitosa dos direitos humanos e da igualdade entre os sexos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-12-17
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:1. Os autores transferem os direitos de primeira publicação à revista, com uma Licença Creative Commons simultaneamente atribuída ao trabalho (CC BYNC-ND 4.0). Esta atribuição de uma licença Creative Commons permite o compartilhamento de trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.