Filosofia, fenomenologia e existencialismo: Hegel por Merleau-Ponty
Abstract
Neste artigo discutiremos a tese de MerleauPonty sobre um existencialismo em Hegel, apresentada em “L’existentialisme chez Hegel”. Neste texto, Merleau-Ponty argumenta que o homem hegeliano não é de antemão concebido como dotado de uma consciência, mas é antes uma vida entregue a si mesma que busca constantemente se compreender. Nossa proposta é incluir a obra Ciência da lógica de Hegel nesta discussão merleau-pontiana. Em tal obra, Hegel nos mostra que a consciência de si é o ser para-si posto e realizado, e que não é possível uma ontologia do ser, sem uma ontologia do devir. Partindo disso, articularemos a perspectiva de Merleau-Ponty sobre Hegel com comentários fundamentais sobre a lógica hegeliana. Por fim, a tentativa será mostrar como é possível subsidiar a polêmica tese merleau-pontiana supracitada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-12-17
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:1. Os autores transferem os direitos de primeira publicação à revista, com uma Licença Creative Commons simultaneamente atribuída ao trabalho (CC BYNC-ND 4.0). Esta atribuição de uma licença Creative Commons permite o compartilhamento de trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.