Monismo neutro e a integração de consciência e natureza
Abstract
Monismo neutro é a teoria segundo a qual o nível mais fundamental da realidade é constituído por elementos cuja natureza é neutra em relação à mente e à matéria. Esse artigo tem como objetivo apresentar o monismo neutro em linhas gerais, expondo e esclarecendo suas teses principais, bem como apresentar as vantagens explicativas do monismo neutro frente ao fisicalismo e ao dualismo. Primeiramente, apresentarei seu advento e como seus precursores pretenderam conciliar o domínio da psicologia com o domínio da física, respondendo ao problema mente-corpo. Como doutrina contemporânea em filosofia da mente, argumentarei que o monismo neutro supera os principais problemas do fisicalismo e do dualismo, integrando consciência e natureza.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.