Lady Lovelace: a condessa dos algoritmos
Abstract
Augusta Ada Byron (1815-1852) foi uma das mais importantes figuras no campo da história da computação. Ainda que a história da ciência tenha sido escrita nos moldes da cultura patriarcal, onde as mulheres foram silenciadas ou “ocultadas” da história, algumas delas não foram sujeitadas pelas omissões da história. Quem foi Ada Lovelace e quais desafios ela enfrentou perante a sociedade londrina, por ser filha do poeta mais famoso da época? Emblemática, enérgica e totalmente inclinada a desvendar a lógica dos cartões perfurados, foi quem abriu espaço para a primeira linguagem de programação, cem anos antes que alguma máquina conseguisse, de fato, rodar os primeiros cartões programados. Assim o presente artigo pretende trazer um pouco mais sobre a história de Ada Byron e as controvérsias que giram em torno de sua figura no cenário da grande Londres do século dezenove.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.