O absurdo da matéria e a palavra extraviada: a crítica de Berkeley aos aspectos estruturantes da teoria do conhecimento
Résumé
Abordar a filosofia de Berkeley justifica a impressão de que seja especialmente esclarecedor voltar a questões filosóficas através de uma perspectiva mais elementar ou mais radical. Se pensamos geralmente que a abstração tem sua positiva existência entre os fatos, porque é que ela não se esclarece como objeto à luz da percepção? É certo que os tempos, a partir do século XX, trouxeram fecundas elaborações para os ângulos mais inquietantes das relações entre linguagem, sujeito e objeto, dos dualismos conceituais formados pelas oposições entre idealismo e realismo, subjetividade e objetividade, totalidade e relativismo ou fragmentação etc. No entanto, a perspectiva de Berkeley continua desafiadoramente fecunda à medida que une empírico com espírito persistindo no ponto de conflito do limite entre materialismo e metafísica ao trabalhar a investigação do funcionamento e da natureza da percepção dos sentidos, das ideias e da linguagem.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.