Em busca de um sentido plausível de self
Abstract
Neste artigo, nos dedicaremos a compreender se há um sentido de self. E, no caso de haver, qual seria esse sentido. Promoveremos um debate a partir de perspectivas distintas de pensadores clássicos e contemporâneos acerca do problema do self vislumbrando o horizonte de uma definição geral. Buscaremos verificar quais seriam as condições para tal designação e, no caso de haver, verificar a força de tal designação. Nos dedicaremos a buscar se há um sentido de self no ato de conhecer. Em termos concretos, compõe o escopo da nossa investigação a tentativa de compreender como nossas percepções, sensações corporais, sentimentos emocionais, pensamentos e memórias parecem se conectar para compor uma unidade coerente de experiência. Buscaremos compreender o que há por trás da compreensão de que nós somos nós mesmos ao longo do tempo. Para tanto, nossa tarefa é investigar se algo neste sentido. Nesta empreitada, em busca do sentido do self, investigaremos qual seria o papel do corpo na composição do self e da experiência da subjetividade vivenciada na experiência consciente. Encaminharemos também o problema no sentido de questionar se agimos no cotidiano ancorados em um ego-self. Buscaremos confrontar noções que sustentam a evidência do self, noções que o concebem como fixo, imutável e independente, e também noções que sustentam sua inexistência. Estamos diante de um clássico problema filosófico sobre o qual não encontramos univocidade, porém ainda é capaz de instigar imensamente aqueles que se dispõem a explorar o seu solo teórico e conceitual.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.