Foi a primavera árabe uma verdadeira primavera para as mulheres na Síria?
Resumo
Nos últimos nove anos as mulheres sírias participam ativamente dos levantes populares chamados de “Primavera Árabe”. Para além da luta por reconhecimento de direitos fundamentais de uma sociedade democrática, tais como liberdade de expressão e de movimento, igualdade homens-mulheres, proteção social, a dignidade a mais elementar, trata-se de combate pelo fim de uma cidadania de segunda ordem, na qual elas sofrem a tal ponto marginalização e injustiça que se tornaram dificilmente suportáveis. Esta luta é tanto mais viva que as mulheres árabes não ganharam coisa alguma com a independência de seus países respectivos, apesar de sua participação nos movimentos independentistas. Este estudo busca compreender se as mulheres sírias, que denunciaram, juntamente com os homens, os dirigentes no poder para a conquista da democracia e por esta via a aquisição de grandes liberdades públicas e o fim de uma sociedade patriarcal, se elas viram suas esperanças se concretizarem, ou se, pelo contrário, a direção tomada não conduz mais a uma “Primavera Árabe” mas sim a um outono ou a um inverno árabe.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:1. Os autores transferem os direitos de primeira publicação à revista, com uma Licença Creative Commons simultaneamente atribuída ao trabalho (CC BYNC-ND 4.0). Esta atribuição de uma licença Creative Commons permite o compartilhamento de trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.