Filosofia da psicologia de Ludwig Wittgenstein: as palavras no fluxo da vida
Resumo
Apresentamos uma tentativa de esclarecer alguns pontos básicos a filosofia da psicologia de Ludwig Wittgenstein. O objetivo é esclarecer os pressupostos da investigação de Wittgenstein nesta área. Buscamos mostrar os objetivos da filosofia da psicologia e sua relação com os usos dos conceitos psicológicos na vida cotidianas, a fim de compreender expressões que visam descrever emoções e sentimentos. Primeiramente, apresentamos algumas das dificuldades impostas pelo texto de Wittgenstein. Em seguida, propomos algumas soluções plausíveis. Tentamos mostrar que a classificação dos conceitos psicológicos como "expressivos" apenas pode trazer clareza quanto aos usos dos mesmos, se forem considerados nos jogos de linguagem que envolvem nossa compreensão das ações relacionadas às circunstâncias ordinárias da vida e uso dos mesmos e não como base de possíveis teorias explicativas. Os conceitos psicológicos devem ser analisados nas circunstâncias em que são utilizados que são, por sua vez, o fluxo da vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.