O ensino de ciência política na educação básica e a educação política como pedagogia para a cultura democrática
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2020.n.1.10644Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Metodologia pedagógica, Educação política, Cultura democrática.Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar o Jogo da Política como metodologia capaz de abordar o conteúdo de ciência política com os alunos da educação básica. De forma lúdica, ele simula, na prática, os processos de tomada de decisão e de organização das principais agências de controle do sistema político brasileiro, tendo os estudantes como os principais protagonistas. O artigo apresenta o jogo como uma possibilidade metodológica de ultrapassar as margens conceitual e teórica apresentadas nos livros didáticos, compreendendo o ensino de ciência política aplicada como contribuição para a formação de uma cultura democrática entre os jovens.
Abstract
The objective of this article is to present the Jogo da Política as a methodology capable of presenting the content of political science to students of basic education. It simulates in practice, and in a playful way, the decision-making and organization processes of the main agencies of control of the Brazilian political system, with students as the main protagonists. The article presents the game as a methodological possibility of overcoming the conceptual-theoretical margins presented in the textbooks, including the teaching of applied political science as a contribution to the formation of a democratic culture among young people.
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