"Ocupa Rua":

um projeto de reuso das ruas do Centro de São Paulo a partir da pandemia da Covid-19

Autores

  • Claudia Erthal Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2022.n.1.13094

Palavras-chave:

Pandemia, Ocupa Rua, Cinco Peles, Espaço Urbano, Dispositivos móveis

Resumo

Este texto propõe uma reflexão a partir do conceito das cinco peles criado pelo arquiteto e artista austríaco Friedensreich Hundertwasser, tendo como objeto o projeto-piloto Ocupa Rua, realizado em São Paulo, sobre novos usos de um centro urbano e das camadas de percepção e vivência que este projeto pode proporcionar. Parte de caminhadas, leituras e o uso de dispositivos móveis pelos usuários/caminhantes locais como forma de comunicação e pertencimento social, geram uma dinâmica comunicacional viva. A presença do usuário que parece colaborar com a criação de novas camadas de leitura da cidade perpassa este texto. Acredita-se que ele ultrapasse o propósito comercial e, ao conter conceitos de revitalização como uma fonte de possibilidades de reuso das ruas, seja também uma forma de reuso e da cidade como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: Passagens. Belo Horizonte/São Paulo: EditoraUFMG/Imesp, 2007 [1935].

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG/Imesp, 2006 [1935].

BERARDI, Franco. The Soul at work – From alienation to autonomy. South Pasadena, Estados Unidos: Semiotext(e), 2009.

BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG/Argos Editora Universitária, 2002.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

ERTHAL, Claudia. Da experiência do usuário midiático contemporâneo: olhares em construção. Tese de Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2018.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: Scientiæ Studia, v. 5, n. 3, p. 375-98, São Paulo: Departamento de Filosofia – FFLCH – USP, 2007.

MARCONDES FILHO, Ciro. O Rosto e a Máscara: o fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humano, medial e tecnológico. São Paulo: Editora Paulus, 2013.

RENA, Natacha et ARANTES, Pedro. Ativismo urbano: novas formas de conflitos territoriais.

RESTANY, Pierre. O poder da arte Hundertwasser: O pintor-rei das cinco peles. Germany: Taschen, 1983.

SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo: O Poder de Organizar sem Organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

THIEME, Otto C., EICHER, Joanne B. African dress: form, action, meaning. Africana Publishing, p. 115-138, 1987. Retrieved from the University of Minnesota Digital Conservancy.

WU, Tim. The attention merchants. The epic scramble inside our heads. New York, Estados Unidos: Vintage Books, 2016.

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

ERTHAL, Claudia. "Ocupa Rua":: um projeto de reuso das ruas do Centro de São Paulo a partir da pandemia da Covid-19. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 16, n. 1, p. 39–64, 2022. DOI: 10.28998/lte.2022.n.1.13094. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/13094. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Cidade "(re)vestida"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.