Sociologia Digital: o fenômeno metaverso

Autores/as

  • Valéria Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2022.n.2.13662

Palabras clave:

plataforma, metaverso, rede social; sociologia digital

Resumen

Este estudo apresenta uma abordagem descritiva sobre tecnologias emergentes que estão possibilitando a construção de novos ambientes digitais de interações dos indivíduos tornando-se necessário a investigação com base na sociologia digital. Aborda-se primeiramente como as plataformas digitais passaram a fazer parte da rotina dos indivíduos, principalmente das redes sociais, possibilitando a vida atual em uma sociedade de plataforma. O metaverso como uma extensão desse ambiente é apresentado por meio de conceitos e definições ainda em construção pela acadêmica, mas que traz potenciais para a migração dos indivíduos para ambientes e plataformas descentralizadas. Conclui-se que é fundamental o monitoramento deste fenômeno chamado metaverso no campo das ciências sociais. As investigações sociais neste ambiente podem contribuir para compreender o impacto no comportamento em um mundo cada vez mais figital (físico + digital) do ser humano em sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABBOTT, Andrew. Reflections on the Future of Sociology. Contemporary Sociology, v. 29, n. 2, p. 296-300, 2000.

ALVES, Ieda Maria. Empregos do prefixo meta-. Acta Semiótica Et Linguística. v. 24, n. 3, p. 54-62, 2019.

BALDWIN, Carliss Y. et al. The architecture of platforms: A unified view. Platforms, markets and innovation, v. 32, p. 19-44, 2009.

BARDZELL, Shaowen; ODOM, Willian. The Experience of Embodied Space in Virtual Worlds. Space and Culture, 11, p. 239-259, 2008.

DAMAR, Muhammet. Metaverse Shape of Your Life for Future: A bibliometric snapshot. Journal of Metaverse, 1 (1), p. 1-8, 2021.

DANTAS, Lucas Eduardo; CONSTANTINO, Fernanda. A fragmentação do indivíduo pelo ciberespaço e o exemplo das redes sociais digitais. Revista Sociologia em Rede, v. 9, n. 9, 2019.

FIALHO, Joaquim; SARAGOÇA, José; BALTAZAR, Maria da Saudade; SANTOS, Marcos. Redes sociais. Para uma compreensão multidisciplinar da sociedade. Lisboa: Edições Sílabo, 2018.

GALLOWAY, Scott. The four: the hidden DNA of Amazon, Apple, Facebook, and Google. Penguin, 2018.

GARCIA, Jardel Lucas. Ressignificando o conceito de presencialidade: o conceito de metaverso e as suas potencialidades. Combine: Pessoas, Virtualidade e Finanças, 1. ed. Porto Alegre, Faculdade CBM, 88 p. E-book 2021.

GAWER, Annabelle (Ed.). Platforms, markets and innovation. Edward Elgar Publishing, 2011.

GILLESPIE, Tarleton. The politics of “platforms”. New media & society. v. 12, n. 3, p. 347-364, 2010.

GREENFIELD, Adam. Radical technologies: The design of everyday life. Verso Books, 2017.

HUYNH-THE, Thien et al. Artificial Intelligence for the Metaverse: A Survey. arXiv preprint arXiv: 2202.10336, 2022.

KENNEY, Martin; ZYSMAN, John. The rise of the platform economy. Issues in science and technology, v. 32, n. 3, p. 61, 2016.

LANGLEY, Paul; LEYSHON, Andrew. Platform capitalism: the intermediation and capitalization of digital economic circulation. Finance and society, v. 3, n. 1, p. 11-31, 2017.

LÉVY, Pierre. Cyberculture. São Paulo: Editora 34, 2010.

LUPTON, Deborah. Digital sociology. Routledge, 2014.

MCAFEE, Andrew; BRYNJOLFSSON, Erik. Machine, platform, crowd: Harnessing our digital future. WW Norton & Company, 2017.

NASCIMENTO, Leonardo Fernando. A sociologia digital: um desafio para o século XXI. Sociologias 18 (41). Jan-Apr 2016.

NING, Huansheng et al. A Survey on Metaverse: the State-of-the-art, Technologies, Applications, and Challenges. arXiv preprint arXiv:2111.09673, 2021.

ORTON-JOHNSON, Kate; PRIOR, Nick (Ed.). Digital sociology: Critical perspectives. Springer, 2013.

PARK, Sang-Min; KIM, Young-Gab. A Metaverse: Taxonomy, components, applications, and open challenges. Ieee Access, v. 10, p. 4209-4251, 2022.

PARKER, Geoffrey G.; VAN ALSTYNE, Marshall W.; CHOUDARY, Sangeet Paul. Platform revolution: How networked markets are transforming the economy and how to make them work for you. WW Norton & Company, 2016.

PEREIRA, Itamar de Carvalho. Metaverso: interação e comunicação em mundos virtuais. 2009, 109 f. Tese (mestrado em comunicação). Universidade de Brasília, Distrito Federal.

SANTOS, Harlon Romariz Rabelo. O papel da Sociologia na era do Big Data. Blog Observare: 2020. Disponível em: https://observare.slg.br/papel-da-sociologia-na-era-do-big-data/. Acesso em: 29 mai. 2022.

SCHOLZ, Trebor. Platform cooperativism vs. the sharing economy. Big Data & Civic Engagement, 47, 2014.

SRNICEK, Nick. Platform capitalism. John Wiley & Sons, 2017.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018.

VERGNE, Jean-Philippe. Decentralized vs. distributed organization: blockchain, machine learning and the future of the digital platform. Organization Theory, v. 1, n. 4, 2020.

WARK, McKenzie. The Sublime Language of My Century, 2016. Disponível em: http://www.publicseminar.org/2016/05/the-sublime-language-of-my-century/. Acesso em:

mai. 2022.

WEBB, Amy. The signals are talking: why today's fringe is tomorrow's mainstream. PublicAffairs, 2016.

WIGHAM, Ciara R.; CHANIER, Thierry. A study of verbal and nonverbal communication in Second Life–the ARCHI21 experience. ReCALL, v. 25, n. 1, p. 63-84, 2013.

Publicado

2022-01-31

Cómo citar

MACEDO, Valéria. Sociologia Digital: o fenômeno metaverso. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 16, n. 2, p. 53–70, 2022. DOI: 10.28998/lte.2022.n.2.13662. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/13662. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: REDES SOCIAIS EM CONTEXTO DA MUDANÇA: AS RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE A PAR

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.