As trocas de acusações entre intelectuais na controvérsia pública acerca das cotas raciais.

Autores/as

  • Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos PUCRJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2008.n.2.158

Resumen

O artigo discute as acusações de impostura intelectual presentes em alguns dos textos que compõem a alcunhada controvérsia das cotas raciais. Publicados na imprensa brasileira e assinados por cientistas sociais, tais textos servem de base para uma discussão sobre os processos de legitimação da figura do "intelectual público" na nossa sociedade. Tradicionalmente, o “intelectual” é visto como aquele personagem social que tenta converter um prestígio propriamente cultural em autoridade política. Nessa condição de mediador, o intelectual é freqüentemente convertido em alvo de crítica, seja por não se engajar suficientemente na política, seja por se submeter em demasia a ela. Inventariar essas críticas é uma forma de entender melhor os valores morais que norteiam o engajamento político do intelectual na esfera pública brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos, PUCRJ

Possui graduação em Ciência Política pela UnB (2007), mestrado em Sociologia (com ênfase em Antropologia) pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e atualmente cursa o doutorado em Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). É professor substituto no Departamento de Ciência Política da UFRJ e professor horista do Departamento de Sociologia Política da PUC-RJ. Desenvolveu pesquisas sobre representação política e gênero, intelectuais e cotas raciais e atualmente estuda a controvérsia pública brasileira em torno das ações afirmativas para negros. Tem experiência na área de Ciência Política, Antropologia e Sociologia, com ênfase em ações afirmativas, política e gênero, relações raciais e controvérsias públicas.

Publicado

2010-12-28

Cómo citar

CARNEIRO DE CAMPOS, Luiz Augusto de Souza. As trocas de acusações entre intelectuais na controvérsia pública acerca das cotas raciais. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 2, n. 2, 2010. DOI: 10.28998/lte.2008.n.2.158. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/158. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos