O rock neofascista brasileiro e o surgimento de uma cena musical extremista

Auteurs-es

  • Pedro Carvalho Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.5141

Mots-clés :

Rock neofascista, cena musical, política.

Résumé

O presente artigo tem por objetivo examinar brevemente o rock neofascista brasileiro, existente desde os anos 1980, e as características de seus modelos existentes hoje. Pensaremos a historicidade de sua cena musical estabelecendo uma análise que verifique rupturas e permanências entre os fascismos brasileiros de hoje e suas versões clássicas, incluindo os exemplos europeus do século XX. Com isso, deveremos perceber como essa cena musical ou parte dela se constitui comportamentalmente, politicamente e como ela se relaciona com o contexto social no qual atua. Para tanto, utilizaremos como registro documental músicas de relevantes bandas pertencentes a essa cena. 

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Biographie de l'auteur-e

Pedro Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo-UEM) e do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) da Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Prof. Dr. Sidnei J. Munhoz (PPH-UEM).

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Publié-e

2019-03-23

Comment citer

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. O rock neofascista brasileiro e o surgimento de uma cena musical extremista. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 12, n. 1, p. 30, 2019. DOI: 10.28998/lte.2018.n.1.5141. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/09. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Cenas musicais: performances artísticas, consumos e estilos de vida"