Quem tem tempo de escrever na pandemia de Coronavírus?

Ciências Sociais, produção acadêmica e maternidade

Auteurs-es

  • Rosamaria Carneiro Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2022.n.1.12323

Résumé

Este artigo problematiza as consequências da pandemia de Coronavírus na produção intelectual de docentes universitárias mães. Para isso, descreve a configuração da casa pandêmica, em seu tempo/espaço e sobreposição dos trabalhos produtivo e reprodutivo, pontuando como afetaram na sua escrita acadêmica. Como estrutura argumentativa toma as ideias de “crise” e de “artesanato intelectual” como margens para pensarmos sobre duas questões: sobre o que escrevemos – enquanto cientistas – na crise? Como mães intelectuais escrevem em tempos tão adversos? Metodologicamente, toma escritos teóricos e resultados de pesquisas recentes sobre a produção intelectual feminina durante o isolamento social; mas também a teoria social já posta sobre crise, gênero e ciência, para além de notas e percepções oriundas do cotidiano da própria autora, docente universitária e mãe de duas crianças pequenas, em um registro marcadamente auto-etnográfico.

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Publié-e

2022-09-22

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CARNEIRO, Rosamaria. Quem tem tempo de escrever na pandemia de Coronavírus? : Ciências Sociais, produção acadêmica e maternidade . Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 16, n. 1, p. 234–252, 2022. DOI: 10.28998/lte.2022.n.1.12323. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/12323. Acesso em: 21 nov. 2024.