O Neoliberalismo nos Livros Didáticos de Sociologia:

A exemplificação como recurso didático

Autores/as

  • Ricardo Cortez Lopes Doutorando em Sociologia/UFRGS
  • Aline Bernardi Capriolli

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.2.12709

Palabras clave:

Ensino de sociologia, Livro didático, Neoliberalismo

Resumen

O presente trabalho trata de um estudo da utilização do recurso da exemplificação em livros didáticos de Sociologia, de maneira a compreender parte de como o processo se desenrolou nos ditos instrumentos educativos. Por meio de uma revisão conceitual, foi determinado que o exemplo pode assumir uma polissemia, que parte desde a metonímia, da demonstração ou de um modelo comportamental, de modo que também discutimos a sua utilidade para o processo didático em um geral e em específico para a didática do ensino de Sociologia. O corpus empírico foi baseado em três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio, selecionados do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD): “Sociologia para o Ensino Médio” (2012), “Sociologia para Jovens no Século XXI” (2015) e “Sociologia Hoje” (2018). O foco do estudo foi no conceito de neoliberalismo, cujas recorrências no material foram investigadas por uma análise de conteúdo.

Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Livro Didático. Neoliberalismo.

 

Abstract

The present paper deals with a study of the use of the resource of exemplification in textbooks of Sociology, in order to understand part of how the process unfolded in the called educational instruments. Through a conceptual review, it was determined that the example can assume a polysemy, starting from metonymy, from the demonstration or from a behavioral model, so that we also discuss its usefulness for the didactic process in general and specifically for the didactics of Sociology teaching. The empirical corpus was based in three textbooks on Sociology for High School: “Sociologia para o Ensino Médio” (2012), “Sociologia para Jovens no Século XXI” (2015) and “Sociologia Hoje” (2018). The focus of the study was on the concept of neoliberalism, whose recurrences in the material were investigated by a content analysis.

 

Keywords: Sociology teaching. Textbook. Neoliberalism.



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Publicado

2022-04-20

Cómo citar

LOPES, Ricardo Cortez; CAPRIOLLI, Aline Bernardi. O Neoliberalismo nos Livros Didáticos de Sociologia: : A exemplificação como recurso didático. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 15, n. 2, p. 221–248, 2022. DOI: 10.28998/lte.2021.n.2.12709. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/12709. Acesso em: 9 nov. 2024.

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