Sociologia Digital: o fenômeno metaverso

Auteurs-es

  • Valéria Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2022.n.2.13662

Mots-clés :

plataforma, metaverso, rede social; sociologia digital

Résumé

Este estudo apresenta uma abordagem descritiva sobre tecnologias emergentes que estão possibilitando a construção de novos ambientes digitais de interações dos indivíduos tornando-se necessário a investigação com base na sociologia digital. Aborda-se primeiramente como as plataformas digitais passaram a fazer parte da rotina dos indivíduos, principalmente das redes sociais, possibilitando a vida atual em uma sociedade de plataforma. O metaverso como uma extensão desse ambiente é apresentado por meio de conceitos e definições ainda em construção pela acadêmica, mas que traz potenciais para a migração dos indivíduos para ambientes e plataformas descentralizadas. Conclui-se que é fundamental o monitoramento deste fenômeno chamado metaverso no campo das ciências sociais. As investigações sociais neste ambiente podem contribuir para compreender o impacto no comportamento em um mundo cada vez mais figital (físico + digital) do ser humano em sociedade.

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Publié-e

2022-01-31

Comment citer

MACEDO, Valéria. Sociologia Digital: o fenômeno metaverso. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 16, n. 2, p. 53–70, 2022. DOI: 10.28998/lte.2022.n.2.13662. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/13662. Acesso em: 1 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: REDES SOCIAIS EM CONTEXTO DA MUDANÇA: AS RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE A PAR

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