Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Música da UFAL é uma revista científica que visa divulgar publicações nas diferentes interfaces da Música, tais como Performance Musical, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Ensino de Instrumento, Música e Interdisciplinaridade, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente.

Tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área, além do público interessado na área em geral.

A Revista também pode promover a publicação de dossiês que agrupem reflexões em torno de um mesmo tema.

Título abreviado: Revista MUSIFAL

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista MUSIFAL adota o sistema de pareceres ad-hoc (‘blind review’), no qual dois parecerista devem responder o formulário de avaliação sobre o artigo e indicar modificações e/ou sugestões ou a recusa do artigo. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

Periodicidade

Semestral. Submissão em fluxo contínuo.

Os trabalhos submetidos podem ser resultados de pesquisas realizadas individualmente ou por grupos, estudos teóricos e bibliográficos, experiências educativas e práticas de sala de aula, monografias, projetos de ensino e extensão universitária, dissertações de mestrado, teses de doutorado.

Além de artigos científicos, relatos de experiências e práticas, resenhas bibliográficas, notas e comunicações de interesse para seu público, eventualmente pode publicar também dossiês sobre temas específicos, entrevistas, transcrições e traduções.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

MUSIFAL

É com imensa satisfação que apresentamos a toda comunidade acadêmica relacionada aos estudos científicos musicais deste país, a nova e inédita no padrão em Alagoas; a revista eletrônica MUSIFAL.

Nos últimos anos o curso de Música da UFAL, vem se destacando pela busca intensa da sociedade aos cursos livres de Extensão e da Graduação, paralelamente considerando-se a elevada concorrência dos candidatos emergentes aos cursos. Este crescente interesse pelo curso de Música nos faz refletir sobre os futuros docentes que certamente se transformaram em críticos do sistema educacional musical alagoano e conseqüentemente deste modo, o surgimento de questionamentos e idéias para a melhoria do ensino de Música no Estado.

Propõe o desenvolvimento, expansão das publicações e temas relacionados aos estudos científicos dos cursos de Música, sendo semestral e on-line, publicando artigos selecionados por uma comissão docente da Unidade de Música, juntamente com outros docentes convidados, beneficiando e valorizando o que Alagoas tem de relevante na pesquisa científica musical.

Gostaríamos de ressaltar a participação de inúmeras pessoas na consolidação deste sonho, agradecendo aos professores, alunos e colegas colaboradores. À UFAL; mais precisamente a Pró-Reitoria de Extensão, o ICHCA e a EDUFAL, que tanto se esmeraram para que este pioneiro projeto fosse uma realidade. Em suma, a MUSIFAL, uma proposta pertinente aos interesses da Pesquisa em Música no Estado de Alagoas e no Nordeste brasileiro, nasce permeando entre Musicologia à Educação Musical. Que seja enfim, um marco histórico em relação às publicações on-line e da produção literária dos cursos superiores de Música da Universidade Federal de Alagoas.

Boa leitura!