O paradigma Construcionista e as Metodologias Ativas na Educação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.11200Resumo
O presente ensaio discute os fundamentos teóricos que embasam a andragogia e as metotologias ativas utilizadas no ensino na saúde, defendendo que seus princípios fundamentais se assentam no paradigma Construcionista de aprendizagem , em contraposição aos paradigmas Instrucionista e Tecnicista. Neste sentido, apresenta as idéias de Malcolm Knowles, Dewey, Jean Piaget, Vygotsky e Carl Rogers, ressaltando o alinhamento de suas idéias no que diz respeito à concepção de aprendizagem, aos papéis dos docentes e dos discentes no processo ensino-aprendizagem, à visão do erro e à questão da avaliação. Por fim, demonstra de que maneira cada uma destas abordagens contribui para a andragogia e para as diferentes metodologias ativas utilizadas no ensino na saúde, notadamente a Problematização, a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Espiral Construtivista.Downloads
Referências
Ribeiro JG da CG. Prática docente: as intervenções de facilitação de aprendizagem. Macéio: EDUFAL; 2009.
MARASCHIN C, NEVADO RA. O Paradigma epistemológico e o ambiente de aprendizagem Logo. BRASIL Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica Informática na Escola: Pesquisas e Experiências Léa da Cruz Fagundes (org) Brasília: MEC/SEMTEC. 1994;
PIAGET Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar; 1975.
Papert S. A critique of technocentrism in thinking about the school of the future. In: Children in the information age. Elsevier; 1988. p. 3–18.
PAPERT S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1980. A Máquina das Crianças Porto Alegre-RS: Artmed. 2008;
Gagné RM. Reviews: Ausubel, David P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1968. 685+ xviii pp. $8.95. American Educational Research Journal. 1969;6(2):287–90.
Valente JA. O Professor no Ambiente Logo: formação e atuação. Campinas: Gráfica da UNICAMP. 1996;
PIAGET J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas; o problema central do conhecimento. Rio de Janeiro: Kahar Editores. 1976;
Piaget J. evolução dos possíveis na criança. Editora Artes médicas; 1985.
VYGOTSKY LS. A formação Social da mente (Trad.) São Paulo. Martins Fontes; 1998.
Moreira MA. ¿ Al afinal, qué es aprendizaje siginificativo? Qurriculum: revista de teoría, investigación y práctica educativa La Laguna, Espanha No 25 (marzo 2012), p 29-56. 2012;
MOREIRA MA, MASINI EFS. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel/Marco A. Moreira, Elcie F Salzano Masini São Paulo: Moraes. 1982;
Rogers CR. Liberdade de aprender em nossa década. Artes Médicas; 1986.
CECY C, OLIVEIRA GA de, COSTA EM de MB. Metodologias Ativas: aplicações e vivências em Educação Farmacêutica. Brasília: Abenfarbio. 2013;
Farias PAM de, Martin AL de AR, Cristo CS. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Revista brasileira de educação médica. 2015;39(1):143–50.
Knowles MS. The Modern Practice of Adult Education: From Pedagogy to Andragogy: Revised and Updates. Adult Education; 1980.
Bollela VR, Machado VMP, de Carvalho Junior PM, Araújo MNT, Ribeiro MGF, Amaral E, et al. Princípios de ensino-aprendizagem significativos na pós-graduação da saúde.
Lindeman EC. The meaning of adult education. New York: New Republic. New Edition (1989): The Oklahoma Research Center for Continuing Professional and Higher Education. 1926;
Dewey J. The Project Gutenberg ebook of democracy and education. Retrieved; 2008.
Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Silveira AD da, Machado CLB, Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical and biomedical research Porto Alegre Vol 37, n 4 (2017), p 349-357. 2017;
SAKAI MH, LIMA GZ. PBL: uma visão geral do método. Olho Mágico, Londrina. 1996;2(5/6):24–30.
Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 1998;2(2):139–54.
Wood DF. Problem based learning. Bmj. 2003;326(7384):328–30.
Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2017;21(61):421–34.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.