O paradigma Construcionista e as Metodologias Ativas na Educação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.11200Abstract
O presente ensaio discute os fundamentos teóricos que embasam a andragogia e as metotologias ativas utilizadas no ensino na saúde, defendendo que seus princípios fundamentais se assentam no paradigma Construcionista de aprendizagem , em contraposição aos paradigmas Instrucionista e Tecnicista. Neste sentido, apresenta as idéias de Malcolm Knowles, Dewey, Jean Piaget, Vygotsky e Carl Rogers, ressaltando o alinhamento de suas idéias no que diz respeito à concepção de aprendizagem, aos papéis dos docentes e dos discentes no processo ensino-aprendizagem, à visão do erro e à questão da avaliação. Por fim, demonstra de que maneira cada uma destas abordagens contribui para a andragogia e para as diferentes metodologias ativas utilizadas no ensino na saúde, notadamente a Problematização, a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Espiral Construtivista.Downloads
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