O paradigma Construcionista e as Metodologias Ativas na Educação em Saúde

Autores/as

  • José Geraldo da Cruz Gomes Ribeiro Universidade Federal de Alagoas
  • Nildo Alves Batista Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.11200

Resumen

O presente ensaio discute os fundamentos teóricos que embasam a andragogia e as metotologias ativas utilizadas no ensino na saúde, defendendo que seus princípios fundamentais se assentam no paradigma Construcionista de aprendizagem , em contraposição aos paradigmas Instrucionista e Tecnicista. Neste sentido, apresenta as idéias de Malcolm Knowles, Dewey, Jean Piaget, Vygotsky e Carl Rogers, ressaltando o alinhamento de suas idéias no que diz respeito à concepção de aprendizagem, aos papéis dos docentes e dos discentes no processo ensino-aprendizagem, à visão do erro e à questão da avaliação. Por fim, demonstra de que maneira cada uma destas abordagens contribui para a andragogia e para as diferentes metodologias ativas utilizadas no ensino na saúde, notadamente a Problematização, a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Espiral Construtivista.

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Biografía del autor/a

José Geraldo da Cruz Gomes Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1984), especialização em Informática Educativa e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, e coordenador do setor de Desenvolvimento e Aprendizagem. É também membro pesquisador do Núcleo Interprofissional de Pesquisa e Pós-Graduação no Ensino em Saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (adolescente) e Psicologia da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, aprendizagem, novas tecnologias na educação, informática educativa, construcionismo, formação de professores e ensino na saúde.

Nildo Alves Batista, Universidade Federal de São Paulo

Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo, é médico, pediatra, mestre em Medicina (Pediatria) e doutor em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Educação Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo (Cadeira 104, cujo Patrono é Otto Guilherme Bier). .Atual Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Diretor (2017-) do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), foi seu fundador e primeiro diretor (1997-2005). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da saúde, níveis mestrado acadêmico e doutorado e do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde. Vem desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa relacionadas com a Educação Médica e com o Ensino na Saúde desde 1990, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação médica, educação em saúde, docência e formação docente em Medicina e no ensino em ciências da saúde. Nessas áreas tem centrado suas publicações de artigos científicos em periódicos e livros. Tem prêmios e títulos no campo do ensino, desde homenagens como patrono de turmas a trabalhos científicos premiados, abrangendo prêmios de Mérito Educacional na área do Educação Médica.

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Publicado

2021-03-28

Cómo citar

Ribeiro, J. G. da C. G., & Batista, N. A. (2021). O paradigma Construcionista e as Metodologias Ativas na Educação em Saúde. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 5(3), 1563–1576. https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.11200

Número

Sección

ENSAIO