Desenvolvimento motor de escolares participantes de projeto sociais
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106050Resumo
O presente estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática e teve por objetivo pesquisar a classificação do desenvolvimento motor de escolares participantes de projetos sociais. Nesse sentido, realizou-se uma busca na plataforma do Google Acadêmico, onde foram encontrados 282 artigos. Como estratégia de busca, utilizou-se os descritores: desenvolvimento motor, projeto social, EDM, e escolares alternando os idiomas português e espanhol. Para inclusão dos artigos, foram seguidos os seguintes critérios: os estudos deveriam apresentar uma avaliação motora de escolares em projetos sociais entre os anos de 2015 a 2020. No sentido de encontrar os artigos, foi realizada a leitura do resumo. Quando a leituras foi suficiente para averiguar se contemplava os critérios de inclusão, o artigo foi lido na íntegra para determinar sua elegibilidade. Após considerar os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se 6 artigos, os quais 4 apontam melhoras significativas no desenvolvimento motor dos escolares investigados. Nessa perspectiva pode-se inferir que a intervenção e o acompanhamento de um profissional de Educação Física são fundamentais para a melhora do desenvolvimento motor de crianças e jovens e os projetos sociais são uma potente ferramenta de atuação do referido profissional. Por fim, ressalta-se que projetos sociais contribuem para o engajamento em atividades físicas e esportivas, envolvendo a melhora e o aprimoramento do desenvolvimento motor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.