Uma MISSÃO SOCIAL DE SAÚDE PARA OS PROFESSORES NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Therezita Peixoto Patury Galvão Castro Universidade Federal de Alagoas
  • Matheus Vinicius de Mesquita Soares Universidade Federal de Alagoas
  • Tarcísio Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Rafaella Silva Alcantara Universidade Federal de Alagoas
  • Renata Ferreira Badilho Universidade Federal de Alagoas
  • Felipe Vieira Spalenza Universidade Federal de Alagoas
  • Artur Gutemberg dos Santos e Silva Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Shayara Mikelly de Oliveira Andrade Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02207004

Resumo

Introdução: O desdobrar da pandemia causada pelo Sars-CoV-2 impactou o sistema de ensino nacional, com a transição do ensino presencial para o remoto, o que gerou grande estresse físico e mental aos docentes. Nesse momento pandêmico surge a ideia de fazer um evento para falar do que fazer para melhorar a saúde desses profissionais.

Objetivo: Descrever a experiência dos extensionistas e participantes do  “Festival de Saúde para os Professores”.

Métodos: Foi organizado pelos membros do projeto “dê voz a quem precisa” da Universidade Federal de Alagoas, com a participação dos palestrantes profissionais de saúde. Aconteceu no mês de outubro de 2020, online, pela Stream Yard e no YouTube , para o público os professores, principalmente os de escolas públicas da cidade de Maceió.

Resultados: Instruiu-se os docentes sobre o autocuidado, de forma a revalorizar tópicos imprescindíveis para a saúde básica e mental, como a hidratação, os cuidados com a voz, as rinites, a insônia e como lidar com a ansiedade e elevar a sua autoestima na pandemia.

Conclusão:  evento inédito social, interativo, interdisciplinar , que proporcionou uma atenção humanizada e acolhedora, estimulando a mudança de hábitos e estilos de vida para obter uma melhor qualidade de vida.

Descritores: Docente, Pandemia por COVID-19, Ensino a Distância, Acesso à Informação de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Therezita Peixoto Patury Galvão Castro, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas ( 1986), Mestrado (2005) em Medicina ( otorrinolaringologia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Doutorado ( 2007) em Medicina ( otorrinolaringologia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é professora Associada III da disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Alagoas com atividades em ensino, extensão, pesquisa e produção intelectual. Tem experiência na área de Otorrinolaringologia com ênfase em doenças da faringe ( faringotonsilites) e laringe ( disfonias e lesões fonotraumáticas). Atua como orientadora de monitoria da disciplina de otorrinolaringologia. Coordena a disciplina distúrbios da voz e o Projeto de extensão: "Dê voz a quem precisa", que visa a promoção de saúde vocal e outras queixas clínicas associadas as disfonias no trabalho docente de escolas públicas. Atua como pesquisadora, extencionista, na promoção da saúde docente, elaborando pesquisas, que visam compreender o campo da saúde nas dimensões sociais, epidemiológicas, biológicas e patológicas a partir do processo saúde-doença, fundamentado na promoção, controle, prevenção, avaliação e reabilitação dos agravos limitantes da saúde.

Tarcísio Rodrigues da Silva , Universidade Federal de Alagoas

Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL, 2014); Atualmente é acadêmico do 7º período do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL - A. C. Simões); Ex-monitor das disciplinas de Comunicação em Medicina, Puericultura (FAMED/UFAL) e Parasitologia (ICBS/UFAL); Pesquisador voluntário de Iniciação Científica pelo Programa PIBIC/CNPq/UFAL (2021-2022), avaliando o impacto da pandemia COVID 19 em internações de crianças no Brasil; Faz parte dos grupos de pesquisa em Otorrinolaringologia e de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Humano (ASDH) da Faculdade de Medicina da UFAL; Além disso, também é membro do Diretório dos Projetos de Extensão Dê Voz a Quem Precisa (FAMED/UFAL) (2020-Atual) e DIALETHOS (FAMED/UFAL) (2020-Atual).

Downloads

Publicado

2022-04-05

Como Citar

Peixoto Patury Galvão Castro, T. ., Vinicius de Mesquita Soares, M. ., Rodrigues da Silva , T., Silva Alcantara, . R. . ., Ferreira Badilho , R. ., Vieira Spalenza , F. ., … Mikelly de Oliveira Andrade , S. (2022). Uma MISSÃO SOCIAL DE SAÚDE PARA OS PROFESSORES NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 7(Fluxo contínuo), e02207004. https://doi.org/10.28998/rpss.e02207004