Profissionalismo Médico no ensino de graduação: domínios expressos e lacunas identificadas na análise do currículo

Autores

  • Natália Campos Parente Fundação Oswaldo Cruz - Ceará (FIOCRUZ-CE)
  • Maria Rosilene Cândido Moreira Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Fundação Oswaldo Cruz - Ceará (FIOCRUZ-CE)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02409003esp-2

Resumo

Introdução: O profissionalismo médico compreende o exercício da medicina conforme sua proposta identitária, sendo competência essencial no ensino de graduação. Objetivo: O presente estudo objetivou descrever como o profissionalismo médico (PM) apresenta-se no Projeto Pedagógico de Curso. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo, do tipo estudo de caso, realizado a partir da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso de um curso médico sediado no sul do estado do Ceará. Os dados foram organizados e analisados à luz da Matriz de Competências do Profissionalismo Médico no Brasil. Resultados: Os domínios “competência cultural” e “compromisso com a competência técnica” se destacaram no material analisado, em oposição aos demais, que foram identificados com menor frequência, como o “comprometimento com aspectos éticos”. Os domínios “habilidades de colaboração e comunicação”, “compromisso com o paciente”, “o serviço de saúde e a profissão”, “prática reflexiva e autoconhecimento” e “responsabilidade social” também foram identificados de modo insatisfatório no documento. Conclusões: O profissionalismo médico ainda se apresenta de forma fragmentada no currículo estudado, sinalizando a necessidade de maior investimento pedagógico na abordagem dessa competência. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).

Palavras-chave: Profissionalismo; Educação Médica; Competência Profissional; Educação Pré-Médica.

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Biografia do Autor

Natália Campos Parente, Fundação Oswaldo Cruz - Ceará (FIOCRUZ-CE)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO/Juazeiro), mestra em Saúde da Família pela Fundação Oswaldo Cruz - Ceará (FIOCRUZ-CE). CV: http://lattes.cnpq.br/1225045918004010 / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5866-1157

Maria Rosilene Cândido Moreira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutorado em Biotecnologia (RENORBIO) pela Universidade Federal da Paraíba,  (UFPB); com pós-doutorado pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora Associada da Universidade Federal do Cariri (UFCA). CV: http://lattes.cnpq.br/7476207605884853 / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9821-1935

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Fundação Oswaldo Cruz - Ceará (FIOCRUZ-CE)

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC); com pós-doutorado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA). CV: http://lattes.cnpq.br/4194885068583094 / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2541-8441

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Parente, N. C., Moreira, M. R. C., & Machado, M. de F. A. S. (2024). Profissionalismo Médico no ensino de graduação: domínios expressos e lacunas identificadas na análise do currículo. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 9(Especial-2). https://doi.org/10.28998/rpss.e02409003esp-2