Profissionalismo Médico no ensino de graduação: domínios expressos e lacunas identificadas na análise do currículo
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409003esp-2Resumo
Introdução: O profissionalismo médico compreende o exercício da medicina conforme sua proposta identitária, sendo competência essencial no ensino de graduação. Objetivo: O presente estudo objetivou descrever como o profissionalismo médico (PM) apresenta-se no Projeto Pedagógico de Curso. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo, do tipo estudo de caso, realizado a partir da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso de um curso médico sediado no sul do estado do Ceará. Os dados foram organizados e analisados à luz da Matriz de Competências do Profissionalismo Médico no Brasil. Resultados: Os domínios “competência cultural” e “compromisso com a competência técnica” se destacaram no material analisado, em oposição aos demais, que foram identificados com menor frequência, como o “comprometimento com aspectos éticos”. Os domínios “habilidades de colaboração e comunicação”, “compromisso com o paciente”, “o serviço de saúde e a profissão”, “prática reflexiva e autoconhecimento” e “responsabilidade social” também foram identificados de modo insatisfatório no documento. Conclusões: O profissionalismo médico ainda se apresenta de forma fragmentada no currículo estudado, sinalizando a necessidade de maior investimento pedagógico na abordagem dessa competência. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Profissionalismo; Educação Médica; Competência Profissional; Educação Pré-Médica.
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