Profissionalismo Médico no ensino de graduação: domínios expressos e lacunas identificadas na análise do currículo
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409003esp-2Abstract
Introdução: O profissionalismo médico compreende o exercício da medicina conforme sua proposta identitária, sendo competência essencial no ensino de graduação. Objetivo: O presente estudo objetivou descrever como o profissionalismo médico (PM) apresenta-se no Projeto Pedagógico de Curso. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo, do tipo estudo de caso, realizado a partir da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso de um curso médico sediado no sul do estado do Ceará. Os dados foram organizados e analisados à luz da Matriz de Competências do Profissionalismo Médico no Brasil. Resultados: Os domínios “competência cultural” e “compromisso com a competência técnica” se destacaram no material analisado, em oposição aos demais, que foram identificados com menor frequência, como o “comprometimento com aspectos éticos”. Os domínios “habilidades de colaboração e comunicação”, “compromisso com o paciente”, “o serviço de saúde e a profissão”, “prática reflexiva e autoconhecimento” e “responsabilidade social” também foram identificados de modo insatisfatório no documento. Conclusões: O profissionalismo médico ainda se apresenta de forma fragmentada no currículo estudado, sinalizando a necessidade de maior investimento pedagógico na abordagem dessa competência. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Profissionalismo; Educação Médica; Competência Profissional; Educação Pré-Médica.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.