Um ponto de encontro entre a promoção da saúde e a mobilização social
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308006espResumo
Introdução: Este estudo descreve processos de fomento de ações de promoção da saúde no contexto de uma mobilização social em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de um município de grande porte do interior do Estado de São Paulo. Objetivo: Fomentar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde contando com o protagonismo da comunidade, no território de uma USF de município de grande porte do interior do Estado de São Paulo. Métodos: Procedeu-se a uma pesquisa de intervenção, com metodologia qualitativa, na modalidade da pesquisa participante. Resultados: O reconhecimento de saberes e experiências desta comunidade acerca dos problemas de saúde com base no território levou ao apoio na recuperação ambiental de uma área verde abandonada adjacente à USF. Conclusões: Mesmo na vigência de uma pandemia – ou, talvez, devido a ela –, com enormes agravos e fragilização da população e serviços de saúde, a organização popular revelou-se como uma possibilidade de desenvolvimento de ações para a melhoria do território e a facilitação de relacionamentos intersubjetivos. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Promoção da saúde; Participação da Comunidade; Saúde da família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.