Problematização na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia Covid-19: percepção de acadêmicos de medicina

Autores

  • Tatiana Huvos Fava Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB / UNESP)
  • Lélia Cápua Nunes Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV)
  • Tiago Rocha Pinto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Eliana Goldfarb Cyrino Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308005esp

Resumo

Introdução: Diante do cenário de pandemia, instituições de ensino foram induzidas a repensar suas metodologias na conformação de novas estratégias de ensino-aprendizagem. Objetivo: Apreender a percepção dos estudantes de um curso de graduação em Medicina em relação à problematização no processo de ensino-aprendizagem na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de Covid-19. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas, com dez alunos de uma universidade privada do interior do Estado de São Paulo. As informações foram analisadas por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Foi possível a construção de três categorias: O método da problematização como processo de ensino; A vivência das potencialidades e desafios do Sistema Único de Saúde no cotidiano dos serviços de saúde; e Visões contraditórias sobre a presença da pandemia no ensino médico. Conclusões: Concluiu-se que o método de problematização aproximou o estudante da realidade do Sistema Único de Saúde, estimulou a reflexão crítica e a assunção de uma atitude ativa e autônoma no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia da problematização trouxe benefícios aos graduandos, com aprendizagem significativa, dinâmica e assertiva no que diz respeito à compreensão do conteúdo. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Covid-19; Ensino; EducaçãoMédica

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Biografia do Autor

Tatiana Huvos Fava, Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB / UNESP)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) e em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP); mestranda em Saúde da Família (PROFSAÚDE) na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB / UNESP). CV: http://lattes.cnpq.br/1741707451097043   / ORCID: https://orcid.org/0009-0001-7962-2464

Lélia Cápua Nunes, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV)

 Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora Adjunta do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. CV: http://lattes.cnpq.br/5541837351347280  /  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2651-7572

Tiago Rocha Pinto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduado em Psicologia e em Formação de Psicólogos  pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru), mestre e doutor em Saúde Coletiva (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB/UNESP). Professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). CV: http://lattes.cnpq.br/5009623573258829  /  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4834-2897

Eliana Goldfarb Cyrino, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), mestra em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP) e em Educação Para Profissionais de Saúde pela University of Illinois - System, UILLINOIS, Estados Unidos; doutora em Pediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). CV: http://lattes.cnpq.br/7172724495907723  /  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6526-3528

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Fava, T. H., Nunes, L. C. ., Pinto, T. R. ., & Cyrino, E. G. . (2023). Problematização na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia Covid-19: percepção de acadêmicos de medicina. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(Especial). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308005esp