Problematização na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia Covid-19: percepção de acadêmicos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308005espResumo
Introdução: Diante do cenário de pandemia, instituições de ensino foram induzidas a repensar suas metodologias na conformação de novas estratégias de ensino-aprendizagem. Objetivo: Apreender a percepção dos estudantes de um curso de graduação em Medicina em relação à problematização no processo de ensino-aprendizagem na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de Covid-19. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas, com dez alunos de uma universidade privada do interior do Estado de São Paulo. As informações foram analisadas por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Foi possível a construção de três categorias: O método da problematização como processo de ensino; A vivência das potencialidades e desafios do Sistema Único de Saúde no cotidiano dos serviços de saúde; e Visões contraditórias sobre a presença da pandemia no ensino médico. Conclusões: Concluiu-se que o método de problematização aproximou o estudante da realidade do Sistema Único de Saúde, estimulou a reflexão crítica e a assunção de uma atitude ativa e autônoma no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia da problematização trouxe benefícios aos graduandos, com aprendizagem significativa, dinâmica e assertiva no que diz respeito à compreensão do conteúdo. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Covid-19; Ensino; EducaçãoMédica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.