Aprendizagem Baseada em Equipe

Autores

  • Rosana Quintella B. Vilela Universidade Federal de Alagoas
  • Denise Maria Almeida Bandeira Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Alexsandra Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.2707

Resumo

O mundo do trabalho contemporâneo exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. Isto requer a formação de um profissional ativo e apto a aprender a aprender. Objetivo: descrever uma experiência com metodologias ativas, utilizando a estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipe, do inglês Team Based Learning (TBL), em uma escola médica classificada, pela tipologia da Comissão de Avaliação das Escolas da área da Saúde (CAES), como inovadora com tendência tradicional. Método: O relato foi fundamentado na vivência e na análise das avaliações dos módulos mensais realizadas pelos estudantes e professores do setor de estudo de hematologia, da disciplina Saúde do Adulto e Idoso. Resultado: O estudo apontou a riqueza do TBL como oportunidade de praticar o uso de conceitos aplicado ao pensamento crítico, resolução de problemas, proporcionando maior interação entre alunos e professores, valorizando o trabalho em equipe, a busca ativa na construção do conhecimento e a capacidade de pactuação. Conclusão: O TBL é uma estratégia de ensino-aprendizagem bastante apropriada aos estudantes de medicina, na perspectiva de se permitir ensinar e aprender de forma colaborativa, por meio de atividades desafiadoras e refletir sobre as metodologias de ensino praticadas. Possibilita o envolvimento do docente em processos criativos comprometendo-o com a construção de aprendizagens significativas, ativas e conscientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Quintella B. Vilela, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora em Ensino em Ciências da Saúde (CEDESS-UNIFESP); Doutora em Ciências (Hematologia-UNIFESP); Professora Associada IV da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Denise Maria Almeida Bandeira, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Saúde da Criança e Adolescente (UFAL): Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Maria Alexsandra Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Clínica Médica (UNIFESP). Professora Assistente I da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Vilela, R. Q. B., Bandeira, D. M. A., & Silva, M. A. (2017). Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 2(1), 371–379. https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.2707

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)