Aprendizagem Baseada em Equipe
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.2707Resumo
O mundo do trabalho contemporâneo exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. Isto requer a formação de um profissional ativo e apto a aprender a aprender. Objetivo: descrever uma experiência com metodologias ativas, utilizando a estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipe, do inglês Team Based Learning (TBL), em uma escola médica classificada, pela tipologia da Comissão de Avaliação das Escolas da área da Saúde (CAES), como inovadora com tendência tradicional. Método: O relato foi fundamentado na vivência e na análise das avaliações dos módulos mensais realizadas pelos estudantes e professores do setor de estudo de hematologia, da disciplina Saúde do Adulto e Idoso. Resultado: O estudo apontou a riqueza do TBL como oportunidade de praticar o uso de conceitos aplicado ao pensamento crítico, resolução de problemas, proporcionando maior interação entre alunos e professores, valorizando o trabalho em equipe, a busca ativa na construção do conhecimento e a capacidade de pactuação. Conclusão: O TBL é uma estratégia de ensino-aprendizagem bastante apropriada aos estudantes de medicina, na perspectiva de se permitir ensinar e aprender de forma colaborativa, por meio de atividades desafiadoras e refletir sobre as metodologias de ensino praticadas. Possibilita o envolvimento do docente em processos criativos comprometendo-o com a construção de aprendizagens significativas, ativas e conscientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.