CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO NA SAÚDE NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFAL
Resumo
Objetivo: Identificar a produção científica em Ensino na Saúde, gerada pelos docentes, em um curso de medicina de uma instituição pública, na região nordeste do país, no período de 2009 a 2014. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória com abordagem quantitativa. Utilizou-se a produção científica dos docentes, registrada no Plataforma Lattes na coleta de dados, seguida por organização e qualificação da produção científica buscada em bases bibliográficas Scielo e Google Acadêmico, associadas ao site de busca Google. Foram utilizadas as variáveis: sub-tema ou área de concentração e tipo de produção e abordagem. Resultados: Foram encontrados 190 currículos dos docentes de medicina na plataforma Lattes, dos quais 22% apresentavam produção na área. Os principais aspectos (sub-temas) abordados foram: currículo e processo de ensino-aprendizagem e, saúde do docente e discente. O tipo de produção mais frequente foi o resumo expandido, seguido por trabalhos acadêmicos de conclusão de mestrado. A abordagem quantitativa predominou no período estudado. Conclusão: A produção científica em Ensino na Saúde do curso de medicina é crescente e incentivada, principalmente, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelo Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, mas ainda, confronta-se com o desafio do formato de publicização.
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