CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO NA SAÚDE NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFAL
Resumen
Objetivo: Identificar a produção científica em Ensino na Saúde, gerada pelos docentes, em um curso de medicina de uma instituição pública, na região nordeste do país, no período de 2009 a 2014. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória com abordagem quantitativa. Utilizou-se a produção científica dos docentes, registrada no Plataforma Lattes na coleta de dados, seguida por organização e qualificação da produção científica buscada em bases bibliográficas Scielo e Google Acadêmico, associadas ao site de busca Google. Foram utilizadas as variáveis: sub-tema ou área de concentração e tipo de produção e abordagem. Resultados: Foram encontrados 190 currículos dos docentes de medicina na plataforma Lattes, dos quais 22% apresentavam produção na área. Os principais aspectos (sub-temas) abordados foram: currículo e processo de ensino-aprendizagem e, saúde do docente e discente. O tipo de produção mais frequente foi o resumo expandido, seguido por trabalhos acadêmicos de conclusão de mestrado. A abordagem quantitativa predominou no período estudado. Conclusão: A produção científica em Ensino na Saúde do curso de medicina é crescente e incentivada, principalmente, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelo Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, mas ainda, confronta-se com o desafio do formato de publicização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.