Aprendizagem Baseada em Equipe
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.2707Abstract
O mundo do trabalho contemporâneo exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. Isto requer a formação de um profissional ativo e apto a aprender a aprender. Objetivo: descrever uma experiência com metodologias ativas, utilizando a estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipe, do inglês Team Based Learning (TBL), em uma escola médica classificada, pela tipologia da Comissão de Avaliação das Escolas da área da Saúde (CAES), como inovadora com tendência tradicional. Método: O relato foi fundamentado na vivência e na análise das avaliações dos módulos mensais realizadas pelos estudantes e professores do setor de estudo de hematologia, da disciplina Saúde do Adulto e Idoso. Resultado: O estudo apontou a riqueza do TBL como oportunidade de praticar o uso de conceitos aplicado ao pensamento crítico, resolução de problemas, proporcionando maior interação entre alunos e professores, valorizando o trabalho em equipe, a busca ativa na construção do conhecimento e a capacidade de pactuação. Conclusão: O TBL é uma estratégia de ensino-aprendizagem bastante apropriada aos estudantes de medicina, na perspectiva de se permitir ensinar e aprender de forma colaborativa, por meio de atividades desafiadoras e refletir sobre as metodologias de ensino praticadas. Possibilita o envolvimento do docente em processos criativos comprometendo-o com a construção de aprendizagens significativas, ativas e conscientes.
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