Violência Obstétrica: Apontamentos da Produção Científica
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i3.4002Resumo
Objetivo: o presente estudo tem por objetivo caracterizar, através de uma revisão integrativa da literatura, as produções científicas sobre a violência obstétrica contra parturientes. Método: Realizamos uma busca eletrônica por artigos, publicados até 2016, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO. Para a busca utilizamos a expressão: “violência obstétrica” OR “obstetric violence”. Resultado: Ao todo foram encontradas 33 publicações nas bases de dados exploradas com a expressão utilizada. Após aplicação dos critérios de seleção, permaneceram um total de 15 artigos a serem escrutinados nesta revisão. Os achados sinalizam para uma concentração de publicações no ano de 2015. Há uma variedade metodológica nos estudos, com predominância de abordagens qualitativas no trato com a temática. As publicações estão vinculadas a periódicos latino-americanos. Tal dado parece sugere uma maior prevalência deste fenômeno no contexto dos países em desenvolvimento, o que pode estar relacionado ao processo recente de reforma sanitária, de humanização nos contextos de assistência à saúde e decorrente dos altos índices e contextos de vulnerabilidade social e econômica presente nestes países. Conclusão: Os estudos revisados demonstram que a violência obstétrica é um tema complexo, que envolve aspectos como relação médico-paciente, formação em saúde, educação permanente, necessidade constante de discussão do tema humanização no cotidiano das ações e dos serviços de saúde. Sugerem-se pesquisas que explorem o tema utilizando metodologias que contemplem a complexidade da temática, com o uso de métodos mistos e combinados.
Descritores: Parto; Saúde da mulher; Revisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.