Prevalência de Violência, Relação com Apoio Social e Sintomas Depressivos em Idosos
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.5454Resumo
Objetivo: caracterizar a prevalência de violência contra idosos residentes na região metropolitana do município de Natal, RN, e verificar a relação deste fenômeno com o apoio social e sintomas depressivos. Método: Estudo descritivo e transversal, realizado no período de 24 de outubro de 2016 a 26 de maio de 2017, com amostra, por conveniência, de 199 idosos residentes na comunidade. Os dados foram coletados por meio de: a) Questionário Sócio Demográfico, b) a Escala de Screening da Vulnerabilidade ao Abuso (VASS-Br, c)a Escala de Depressão Geriátrica(GDS-15), e d) a Escala de Apoio Social (EAS). Resultados: Os dados obtidos foram categorizados e analisados através de estatística descritiva e inferencial. A maioria dos participantes foram mulheres (n = 141, 70,9%) com idade variando de 60 a 84 anos (M: 67,96; DP: ±6,45) residentes com cerca de uma a oito pessoas no domicílio (M: 4,07; DP: ±1,36). A prevalência de violência entre os idosos da amostra foi de 16% (n = 31). Conclusão: Os achados apontam para prevalência de violência e associação com sintomas depressivos semelhantes a dados já citados na literatura. No entanto, ressalta-se que tais dados podem estar subnotificados, devido a aspectos como o vínculo de proximidade e/ou parentesco do agressor com a vítima ou as relações de dependência que existam na relação vítima-agressor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.