Perfil de Pacientes Adultos em Unidades de Terapia Intensiva do Nordeste Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.6455Resumo
Objetivo: Identificar o perfil sóciodemografico e clínico de pacientes adultos internado em uma unidade de terapia intensiva do nordeste brasileiro, visando construir uma visão acerca da natureza das unidades dos hospitais pesquisados. Método: Estudo exploratório, quantitativo e transversal, realizado no período de Out/16 a Jul/17, com 126 pacientes adultos internados, sendo adotados os critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos indivíduos aptos a participar da pesquisa. Os dados demonstrados foram descritos em médias, frequência e percentagens. Resultados: Os pacientes internados nas unidades apresentaram um perfil correspondente com a literatura nacional, em que 64,3% eram do sexo masculino, com idade média de 44 anos, apresentando baixa escolaridade e renda, em união estável e em sua primeira internação na unidade. Conclusões: A necessidade de compreender o perfil de pacientes internados promove uma melhor assistência e ajuda no estabelecido de políticas públicas de saúde, conforme descrito em estudos anteriores. Os aspectos sociodemográficos e clínicos são de singular importância no auxílio aos gestores como forma de aprimoramento dos serviços de saúde, bem como na melhoria na qualidade da assistência prestada, como também as evidências epidemiológicas de funcionamento e da história da doença no contexto brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.