ESTRUTURA CURRICULAR DE CURSOS DE FISIOTERAPIA E A CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i1.9052Resumo
Objetivo: Investigar como as Instituições de Ensino Superior estão construindo o currículo de seus cursos de Fisioterapia considerando as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados a partir fevereiro do ano de 2002 em inglês, espanhol ou português e excluídos aqueles que não estavam disponíveis na íntegra ou que não responderam à pergunta de pesquisa. A pesquisa e o levantamento de dados ocorreram no período de abril a maio de 2019. Os descritores utilizados foram: “Fisioterapia”, “currículo” e “ensino”. Resultados/discussão: seis artigos foram analisados e dispostos em tabela de acordo com características comuns, entre elas a proposta curricular e/ou Projeto Pedagógico do Curso onde estavam descritas as Competências e Habilidades. Foram encontrados currículos que seguem o modelo tradicional e outros com propostas inovadoras para a formação em fisioterapia. Conclusão: as DCN foram utilizadas como o modelo geral de orientação para a elaboração dos projetos político-pedagógicos e currículos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil apresentando elementos sobre as competências e habilidades dos egressos. A construção das competências nesses currículos deu-se a partir da inserção dos alunos em práticas integradas de estágio curricular, na vivência na prática de atenção à saúde, além da utilização de metodologias inovadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.