ESTRUTURA CURRICULAR DE CURSOS DE FISIOTERAPIA E A CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i1.9052Resumen
Objetivo: Investigar como as Instituições de Ensino Superior estão construindo o currículo de seus cursos de Fisioterapia considerando as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados a partir fevereiro do ano de 2002 em inglês, espanhol ou português e excluídos aqueles que não estavam disponíveis na íntegra ou que não responderam à pergunta de pesquisa. A pesquisa e o levantamento de dados ocorreram no período de abril a maio de 2019. Os descritores utilizados foram: “Fisioterapia”, “currículo” e “ensino”. Resultados/discussão: seis artigos foram analisados e dispostos em tabela de acordo com características comuns, entre elas a proposta curricular e/ou Projeto Pedagógico do Curso onde estavam descritas as Competências e Habilidades. Foram encontrados currículos que seguem o modelo tradicional e outros com propostas inovadoras para a formação em fisioterapia. Conclusão: as DCN foram utilizadas como o modelo geral de orientação para a elaboração dos projetos político-pedagógicos e currículos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil apresentando elementos sobre as competências e habilidades dos egressos. A construção das competências nesses currículos deu-se a partir da inserção dos alunos em práticas integradas de estágio curricular, na vivência na prática de atenção à saúde, além da utilização de metodologias inovadoras.
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