A PROPÓSITO DA DISCIPLINA METODOLOGIA APLICADA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM ENSAIO EM BUSCA DA COMPREENSÃO

DISCIPLINA METODOLOGIA APLICADA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Mércia Lamenha Medeiros Universidade Federal de Alagoas/Faculdade de Medicina http://orcid.org/0000-0002-1776-3181
  • Auxiliadora D. P. V. Costa UFAL
  • Samir B. Kassar UNIT-AL
  • Ana Maria Melo Cavalcante UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308009

Resumo

Este ensaio discute os fundamentos teóricos que embasaram o relato de experiencia da disciplina Metodologia da Pesquisa Aplicada à Saúde Materno-Infantil e na Adolescência, priorizando uso de metodologias ensino-aprendizagem ativas que prioritariamente são utilizadas no ensino dos cursos na área da saúde. No processo de investigação científica, uma disciplina de metodologia cientifica deve permitir destacar as fortaleza e fragilidades dos estudos e das publicações atreladas. Considerando a linha de tempo, avaliar a divulgação e a qualidade da pesquisa em cada programa de pós-graduação. Na produção de suas pesquisas e nos aspectos pedagógicos da escrita para práticas linguísticas acadêmicas. Ressaltamos o alinhamento das ideias no que diz respeito à concepção de aprendizagem, tomando como referências as pesquisas com a população alagoana e com divulgação ampla. Quando “aplicada” a Metodologia ultrapassa o conhecimento teórico e o estudo passa a fazer parte da solução.

Palavras chaves: Ensino, Características do estudo, Ciência e desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Lamenha Medeiros, Universidade Federal de Alagoas/Faculdade de Medicina

Docente da Faculdade de Medicina/ UFAL

Graduação de Medicina

Mestrado Profissional Ensino na Saúde/Mestrado Ciências Médica

Doutora em Ciências em Pediatria pela UNIFESP

Auxiliadora D. P. V. Costa, UFAL

Pediatra pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas, professora da Faculdade de Medicina e Coordenadora do Internato em Emergência Pediátrica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente colaboradora do Mestrado em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina, UFAL. Pesquisa em doenças crônicas e suas repercussões na saúde materno-infanti

Samir B. Kassar, UNIT-AL

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), residência médica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2003), mestrado pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Professor titular I do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL) e também titular III do Centro Universitário CESMAC, (FEJAL), Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Pediatria e Neonatologia. Possuiu grupo de pesquisa nos seguintes temas: saúde perinatal, gravidez na adolescência, peso ao nascer e anemias na infância. (Texto informado pelo autor)

Ana Maria Melo Cavalcante, UFAL

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1983) e mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é médica pediatra da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: perinatologia, atenção ao prematuro, obstetrícia, muito baixo peso ao nascer e humanização - método canguru, vulnerabilidade materna às drogas.

Publicado

2024-05-11

Como Citar

Medeiros, M. L., Pereira Vieira Costa, A. D. ., Buainain Kassar, S. ., & Melo Cavalcante, A. M. (2024). A PROPÓSITO DA DISCIPLINA METODOLOGIA APLICADA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM ENSAIO EM BUSCA DA COMPREENSÃO: DISCIPLINA METODOLOGIA APLICADA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308009

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)