Perspectivas de pais de crianças menores de dois anos sobre imunização: confiança nas vacinas, fontes de informação e ações na Estratégia Saúde da Família
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409012esp-2Résumé
Introdução: Apesar dos inegáveis benefícios da imunização para a saúde das crianças, alguns pais ou responsáveis mostram-se receosos diante da prática da vacinação. Objetivo: Descrever como os pais percebem a vacinação infantil e as ações realizadas na Estratégia Saúde da Família (ESF). Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 335 pais ou responsáveis de crianças menores de dois anos cadastradas na ESF, no município de Sorriso, em Mato Grosso (MT). Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado. Resultados: A maioria dos entrevistados considera as vacinas seguras (82,7%) e importantes (94,3%). As fontes de informação mais citadas foram os profissionais de saúde (88,6%) e a internet (38,5%). As principais ações de incentivo à vacinação mais lembradas foram as orientações promovidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) (75,2%) e as campanhas de vacinação aos sábados (71,9%). Conclusões: A amostra revelou que os pais consideram as vacinas importantes e seguras e que os profissionais da equipe da ESF contribuem para a informação sobre imunização. Os resultados indicam a importância da realização de campanhas de vacinação, sendo essencial que sejam ampliadas estratégias que busquem promover a adesão à imunização infantil. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Imunização; Criança; Estratégia Saúde da Família.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.