Clube de revista como estratégia de aprendizagem no PET-Saúde/Interprofissionalidade
Abstract
No cenário atual de isolamento social, novas estratégias de ensino-aprendizagem são requeridas. Assim, para alcançar os objetivos do PET-Saúde/Interprofissionalidade, os discentes pensaram no “Clube de Revista” para continuarem desenvolvendo seu processo de aprendizado e troca de experiências de forma remota. O objetivo é descrever o clube como estratégia de ensino-aprendizagem em Educação Interprofissional em contexto de pandemia. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A estratégia se desenvolve em pequenos grupos de discentes moderada pela preceptoria e tutoria do projeto em reuniões virtuais quinzenais. Cada discente seleciona um artigo científico relacionado ao tema interprofissionalidade de forma livre, em seguida é realizada a sua leitura crítica e propostos elementos para a discussão e reflexão do grupo. A proposta do clube permitiu avaliar alguns componentes da abordagem interprofissional: comunicação, interação e colaboração com os demais integrantes. O principal limitador da experiência foi a modalidade de reuniões virtuais. Essa estratégia foi considerada promotora da autonomia dos discentes, visto que a proposta partiu destes, tendo sido discutida e validada metodologicamente pelos preceptores e tutores. Observou-se ainda que a motivação e o interesse tenham sido elementos significativos no processo de aprendizagem facilitado pela estratégia de livre seleção do artigo.
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